SEMINÁRIO DE CIDADANIA



        “Mês do advogado”

Dentro da programação do Mês do Advogado da OAB/MG, a Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, realizará, no dia 24 de agosto, das 9 às 15h30min, o SEMINÁRIO “CIDADANIA: DIREITOS, DEVERES E DESAFIOS DO CIDADÃO NA SOCIEDADE MODERNA”.

O Seminário ocorrerá no auditório da OAB/MG, à Rua Albita nº 260, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte/MG, e conta com a coordenação dos membros efetivos e colaboradores da Comissão.

A abertura do evento será realizada pelo presidente da OAB/MG, Dr. Antônio Fabrício Gonçalves, que após o seu pronunciamento entregará a solenidade ao presidente da Comissão, Dr. Wilson Campos, que dará continuidade ao Seminário, com as palestras das autoridades convidadas, nos horários pré-determinados, pela ordem: 9h (Dr. Antônio Fabricio Gonçalves – Presidente da OAB Minas Gerais); 9h30min (Dom Walmor Oliveira de Azevedo – Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte); 10h30min (Dr. Wilson Campos – Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG); 11h (Dra. Marta Alves Larcher – Coordenadora Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo do MPMG); 13h (Dra. Ana Cláudia da Silva Alexandre – Defensora Pública, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais); 14h (Prof. Dr. Fernando Gonzaga Jayme – Diretor da Faculdade de Direito da UFMG); 15h (Dr. Alexandre Kalil – Prefeito de Belo Horizonte).

Em se tratando de CIDADANIA – exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, estabelecidos na Constituição da República, o enfoque do Seminário será em prol da dignidade humana, da defesa da vida, dos interesses difusos e coletivos, da efetivação dos direitos constitucionais e dos desafios da abordagem da política em face dos direitos à cidadania na sociedade moderna.

A Comissão e a OAB/MG esperam as ilustres presenças dos membros da sociedade belo-horizontina, bastando formalizar a inscrição tão logo disponibilizada no site da OAB/MG (www.oabmg.org.br).

Para maiores informações o presidente da Comissão se coloca ao inteiro dispor nos seguintes e-mail e telefone: (wilsoncampos.adv@gmail.com) - (31) 9 9996.5030.

Em breve, mais próximo do evento, novas considerações serão postadas, de forma que os cidadãos possam ter a exata noção do Seminário, que conclamará para as questões humanas e sociais, justamente no momento em que a cidadania se torna uma ferramenta de busca de espaço do indivíduo, que na utilização dos seus direitos também atentará para o cumprimento dos seus deveres, na formação harmônica da sociedade moderna que se pretende, principalmente no atual mundo globalizado e cercado pelas céleres redes sociais.

Vale notar que o conceito de cidadania vai muito além do já expresso, pois ser cidadão significa também tomar parte da vida em sociedade, tendo uma participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade. Segundo Dalmo de Abreu Dallari: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”.

Assim, colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável. A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização efetiva dos direitos e garantias fundamentais.

Mas também cumpre observar que a cidadania é uma conquista diária. Não há como compreender o conceito de cidadania sem considerar seus vários aspectos, seja pelos direitos humanos, pela democracia ou pela plenitude da ética.

Cidadania significa viver em sociedade, na construção de relações, na mudança de mentalidade, na consciência e reivindicação dos direitos, mas notadamente no cumprimento dos deveres. Isso não se aprende com teorias, mas na luta diária, nos exemplos e principalmente com a educação de qualidade, importante instrumento para que o indivíduo possa desenvolver suas potencialidades e conscientizar-se de seu papel social que pode e deve fazer a diferença na construção de uma sociedade mais justa, livre, solidária e essencialmente humana.

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).




Comentários

  1. Excelente iniciativa Dr. Wilson. A cidadania é uma forma de aproximar o cidadão do Estado, na visibilidade correta do que sejam direitos e deveres das partes. Vou participar e espero que os cidadãos de BH participem, para que tenhamos uma sociedade mais humana e igual. Parabéns presidente Dr. Wilson Campos. Marcos Paulo de S. V. - professor universitário.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dr. Wilson. Sempre pensando nos cidadãos brasileiros. Estarei lá. Abraço. Mirtes G. J. Pillar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas