TRAGÉDIA EM JANAÚBA - ANJOS, NOS PERDOEM!




“O grito de socorro saiu e ainda sai engasgado, tamanha a brutalidade do ataque que matou crianças e uma professora e feriu dezenas de pessoas, que foram internadas em hospitais de Janaúba, Montes Claros e Belo Horizonte”.

Com profunda tristeza tomei conhecimento que na manhã da última quinta-feira crianças e professora morreram depois de um segurança atear fogo em uma creche em Janaúba, no Norte de Minas Gerais. As informações do Corpo de Bombeiros são de que o vigia do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente despejou álcool em crianças e nele mesmo e, em seguida, colocou fogo. No horário havia 75 crianças e 17 funcionários na creche. O agressor morreu.

A consternação e o pesar que tomam conta de mim e de muitos não cessam, teimam em nos entristecer ainda mais, porquanto chega a notícia de que morreu ontem mais uma criança vítima do incêndio criminoso na creche. Um anjo, um inocente, um menino de 5 anos não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Com ele, o número de mortos chega a 11 – nove crianças, uma professora e o agressor.

As crianças, anjos de luz, doces presenças angelicais no seio da família, esperanças de um futuro melhor, deixam um vazio no peito da sociedade e arrancam pela dor da ausência um pedaço do coração dos pais. A comoção só não é maior, no Brasil e no mundo, porque as pessoas não conseguem acreditar no que ocorreu. Mas, lamentavelmente, a tragédia aconteceu.

O sofrimento, o choro e o coração sangrando não machucam apenas os parentes, mas também uma nação inteira que se solidariza e pede de joelhos que os anjos, que morreram tão crianças, tão inocentes, nos perdoem pelo nosso pouco amor, porque este, por aqui, não saberemos encontrar enquanto não agirmos como gente, na excelência e na percuciência disso que pensamos que somos – seres humanos.

O grito de socorro saiu e ainda sai engasgado, tamanha a brutalidade do ataque que feriu dezenas de pessoas, que foram internadas em hospitais de Janaúba, Montes Claros e Belo Horizonte. Um dia depois do ataque, 43 pessoas seguiam internadas e, entre os feridos em hospital, 39 crianças, anjos, inocentes.

A insanidade mental pode ter levado o agressor ao ato extremo de barbárie. Não há justificativa aceitável para um gesto tão cruel. Uma professora teve 90% do corpo queimado e morreu, não sem antes salvar vários alunos, como que na entrega de mais uma missão cumprida, além de tantas na magistral atividade de ensinar.

Os nossos pedidos e as nossas orações são para que os anjos que nos deixaram encontrem a paz em um lugar melhor do que este, e para os anjos que sofrem hospitalizados e com dolorosas queimaduras, as nossas preces, o nosso conforto e os nossos mais fervorosos votos para que voltem breve para as suas famílias, para a escola, para a alegria, para a vida.

Anjos, nos perdoem! Mas permitam-me declamar em silêncio a Oração de São Francisco: “Senhor, fazei-me um instrumento de Vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. E onde houver trevas, que eu leve a luz”.

Dói reconhecer que vivemos em um mundo de incompreensão e violência, que chega ao cúmulo de vitimar anjos, crianças, inocentes. Dói relatar que algumas crianças apresentaram queimaduras pelo corpo e vias aéreas; uma das vítimas, de 5 anos, teve 45% do corpo queimado. Dói informar que sobe para 11 o número de mortos.

Por outro lado, indigna saber que a creche municipal Gente Inocente, onde tantos morreram queimados, não tinha extintor, sistema antifogo e nem alvará do Corpo de Bombeiros. Indigna constatar que no hospital de Janaúba faltam itens básicos como seringa, agulha, gaze, algodão, remédios, soro, morfina e kit de acesso venoso central. E indigna ver anjos, crianças, inocentes serem mortos e o município e o estado não cumprirem com a contrapartida do serviço público adequado.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal ESTADO DE MINAS, edição de terça-feira, 10 de outubro de 2017, pág. 7, sob o título "ANJOS, NOS PERDOEM!").

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil



Comentários

  1. Dr. Wilson,
    Emocionante! Parabéns!
    Abs
    Eulália A.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Dr. Wilson,
    Sempre leio suas crônicas em o "Estado de Minas". Esta eu já li e achei ótima. Um abraço do Arthur L. Fº.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson,
    Congratulações pela bela crônica e pela defesa dos interesses do povo mineiro, principalmente pela defesa da cidadania, como sempre vejo. Continue assim, porque temos poucos de boa índole como o senhor nesse país. Parabéns. Joana B.N.G.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo e oportuno artigo.
    Parabéns, Dr. Wilson Ferreira Campos.
    Marcos Corrêa da S.

    ResponderExcluir
  5. DR. WILSON
    BOM DIA
    BRASIL,TERRA EM TRANSE
    EM TUDO
    NA POLITICA,NA SOCIEDADE,NO DIA A DIA...
    JÁ DIZIA O GRANDE CINEASTA E FALECIDO GLAUBER ROCHA
    ABRAÇO
    MARCO TULIO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas