DERROCADA MINEIRA: a crise é de criatividade.



               "A derrocada mineira não é do povo mineiro, mas da gestão do governo mineiro, que gasta mais do que arrecada"
 

O custo da derrocada do governo mineiro não cabe no bolso e muito menos no coração dos legítimos mineiros, que se encontram arrasados com a queda de prestígio no cenário nacional.

Enquanto o governo estadual se vangloria por meio de publicidade na televisão das poucas e pálidas ações administrativas que consegue ativar, o contribuinte mineiro, desesperançado, com uma carga tributária exorbitante e cruel nos ombros, se ressente da boa governança e amarga a certeza de não poder contar com uma prestação de serviço público adequada.

Mesmo com tudo pelo avesso - salários dos servidores civis e militares parcelados; muita violência e pouca segurança pública; rodovias esburacadas e precárias; municípios abandonados à própria sorte; projetos de obras incompletos e indeferidos pelo Dnit; ações na Justiça; insatisfação da sociedade organizada; e tantos outros absurdos acontecendo no Estado -, eis que surgem aqueles tolos que bajulam a péssima gestão.

Já cogitaram vender a Cidade Administrativa. Confiscaram por um bom tempo os depósitos judiciais. Decretaram estado de calamidade financeira. Desativaram unidades fixas da polícia nos bairros. Licitaram a compra de quatro helicópteros. Polemizaram no uso de aeronave para fins particulares. Reduziram os investimentos e o número de leitos nos hospitais. Recusaram ajuda federal e não apresentaram solução para a crise.

A única saída do atual governo mineiro gira em torno de um imbróglio sem fim: a compensação bilionária de perdas causadas com desonerações do ICMS das exportações previstas pela Lei Kandir. No entanto, o tão esperado encontro de contas não chega, e a situação caótica se aprofunda, assessorada pela mediocridade de uma gestão pífia e distante da população.

A derrocada mineira não é do povo mineiro, mas da gestão do governo mineiro, que gasta mais do que arrecada. Isso equivale a dizer que os órgãos e as empresas estatais precisam aprender a viver com menos, reduzindo mordomias e penduricalhos de seus gabinetes. Ademais, uma forma severa de avanços no controle de despesas é a realização de ajustes com a contrapartida de saber honrar os compromissos firmados. Isso credencia e dá confiança.

Falta criatividade na obstrução da derrocada mineira. A rigor, estão faltando por parte do governo mineiro: gestão pública eficiente; pensar no povo mineiro, e não nos interesses próprios; cortar gastos corporativos e diminuir cargos de confiança; eliminar despesas supérfluas com carros, aviões, helicópteros, recepções, festas e eventos políticos; reduzir os salários do primeiro, do segundo e do terceiro escalões; e extinguir gratificações, subsídios e auxílios financeiros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Independentemente do agastamento com o governo federal e dos ganhos do capital financeiro, a derrocada estatal não pode asfixiar a atividade produtiva, o consumo e os investimentos, sob pena de minguar a arrecadação de impostos.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Especialista em Direito Tributário, Trabalhista e Ambiental).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 7 de dezembro de 2017, pág. 19, sob o título "Derrocada Mineira").

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil

  



Comentários

  1. De fato Dr. Wilson. Serão quatro anos jogados fora com a falta de administração petista. Além de ajudar seus comparsas no assalto ao patrimônio público no âmbito Federal, pregam austeridade mas praticam a ostentação com o uso indiscriminado de helicópteros e viagens individuais com o deslocamento de jatinhos para onde existem aviões de carreira. Repudiam privatizações com o objetivo de tapar os buracos que fizeram no Orçamento Federal, mas planejam vender a Cidade Administrativa para pagarmos alugueis aos compradores. Isto sim, é a verdadeira derrocada mineira. Parabens. Salvador A Magalhães.

    ResponderExcluir
  2. Aécio Neves foi péssimo governador e pouco parava aqui em Minas Gerais, pois vivia mais na praia e nas boates no RJ. O Anastasia também deixou a desejar, porque só fazia o que o Aécio mandava, ou seja, não tinha governo próprio e muito menos voz ativa. O Fernando Pimentel é um investigado da PF e do MPF por maracutaias diversas e junto com a sua "primeira dama" - péssimo governador, que não merece nenhuma confiança do povo mineiro; péssimo administrador cercado por secretários incompetentes e petistas de carteirinha, acostumados a não fazer nada; gosta de andar de helicóptero e buscar filho nas baladas na aeronave de utilidade pública; um aproveitador que não merece nem ser síndico de prédio, muito menos governador der MG; uma desgraça para as nossas terras inconfidentes; uma tristeza para o povo mineiro esse "Pilantrel", ops Pimentel, e seus asseclas de governo espúrio e incompetente. Eu sou um empresário que paga impostos, emprega trabalhadores e detesta essa política podre e suja que hoje infesta a nossa pátria e causa nojo nas famílias mineiras verdadeiras. Jacques M. S. Castro.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda...
    Desculpa Dr. Wilson, pois quero agradecer o senhor por tantos artigos que revigoram as nossas vidas e nos dão esperanças de ainda continuar na iniciativa privada desse país, com esperanças de que algum dia esse país melhore definitivamente e pare de nos envergonhar. Parabéns Dr. Wilson Campos e que o senhor continue assim, com capacidade e competência na orientação do nosso povo. De nov, eu Jacques M. S. Castro.

    ResponderExcluir
  4. Que isso? O meu primeiro comentário não saiu aí na página de comentários. Por que? Medo de que? Medo de quem? Repito tudo que disse antes do complemento logo acima. Esses governadores, os últimos e o atual, são de péssima qualidade e incompetentes na administração de MG. Jacques M. S. Castro.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo:
    Prezados(as), quando o comentário não é publicado, a culpa não é minha, mas do gerenciador do blog, sobre o qual eu não tenho controle. Agradeço-lhes a compreensão e incentivo e peço que continuem comentando, porque se depender de mim todos os comentários serão publicados, com base na liberdade de expressão prevista na CF. Obrigado. Wilson Campos.

    ResponderExcluir
  6. Dinheiro para camarão, bebias finas, jantares fartos e festas políticas tem. Mas dinheiro para conserta o caos do estado não tem. Cadê o MP, cadê o STJ, o STF? Cadê esse povo que tem de colocar os governantes na linha? Cadê? Povo mineiro, vamos votar direito. EU DISSE...VOTAR DIREITO!!! Excelente artigo Dr. Wilson Campos, como de costume. Att. José Carloos M.D. Jr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas