ARROUBOS PESSIMISTAS.



Ninguém merece viver rodeado de indivíduos de coração empedernido, que não se consegue persuadir nem demover de atitudes radicais, embora se tente mostrar-lhes a realidade dos fatos, mas eles se negam a enxergar, haja vista estarem cegos pelo ódio e petrificados pela ignorância. O fardo pesado do mérito negativo, regra geral, parte sempre dos alienados enganadores, que cultuam ídolos de barro e fazem parte da cúpula extremista, onde todos são senhores de arroubos pessimistas.

De nada serve ao Brasil a divisão que dizem que existe ou que querem plantar na cabeça das pessoas. A hora é de juntar os cacos, colocar a máquina do governo nos trilhos e trabalhar por uma nação ética e verdadeira, onde a cidadania seja a mola propulsora da transformação social, mas sem esse burburinho de esquerda e direita, cuja definição passa longe do que seja interessante para a democracia. O entendimento, agora, mais do que nunca, precisa ser buscado e efetivado, a bem do povo brasileiro e em prol do progresso da nação.

Para os arroubos pessimistas daqueles que dizem que o brasileiro é "burro" e que o Brasil é "inviável", a resposta tem de ser o espelho, ou seja, mandar o sujeito se mirar no espelho e dizer para si mesmo “eu sou burro e inviável”. Ora, se você não se respeita e não respeita o seu país, boa coisa você não é. Creia nisso. Aprenda com isso. E se você se julga acima dos defeitos da sociedade brasileira e acha que nunca peca pelo exagero ideológico, mas só caminha ao lado de companheiros niilistas radicais, o seu destino é o inteiro vazio, assim como vazia é a sua existência. Mude isso, porque ainda é tempo de mudar.

A apatia mental e social de um indivíduo se mede pelo grau de inconformismo e imprestabilidade de seus atos. O sujeito, além de não contribuir com nada de positivo para a mudança da situação que tanto o indigna, age na contramão do bom senso e difunde um clima negativo, tão e somente para parecer diferenciado, injustiçado, inconformado, quando, na realidade, não passa de um presunçoso portador de arroubos pessimistas, abestalhado e preguiçoso, porquanto não seja capaz nem sequer de tentar mudar as coisas, porque não tem competência para tanto. Por outro lado, já que é um acomodado, despossuído de atitude, poderia pelo menos não atrapalhar quem deseja trabalhar por um Brasil melhor para todos.  

Não bastassem os pessimistas de plantão, ressurge das cinzas boa parte da mídia, ultimamente magoada, que não sendo paparicada como gostaria, parte para agressões gratuitas e exageradas, classificando o Brasil como um dos piores lugares do mundo, em tudo. A covardia sai do plano pessoal e atinge em cheio a nação, inclusive, desmotivando a juventude e desagregando a sociedade. A inaptidão da informação gera um caos desnecessário e perigoso. As notícias de que aqui tudo de ruim acontece, ao contrário do mundo, é mentira. Se ocorrem coisas ruins no Brasil, elas também acontecem em outros países. Não há no mundo essa relação exata de país impecável, que não tenha vícios ou falhas. O mundo inteiro comete erros. Precisa acabar, de uma vez por todas, essa crítica provinciana, tacanha e permanente, de que o Brasil é um país que não dá certo e que o povo não tem jeito. Ora, isso é comentário de quem não sabe o que acontece em outros países, de quem não conhece as dificuldades de outros povos e de quem não respeita a sua própria nacionalidade.

O livro “Bumerangue”, de Michael Lewis, é um precioso antídoto para o excesso de pessimismo quanto ao Brasil. Lewis mostra que nos Estados Unidos, Grécia, Islândia, Irlanda e Alemanha aconteceram e acontecem coisas terríveis, que jamais atingiram e provavelmente nunca farão parte da nossa realidade. É claro que temos coisas ruins e detestáveis, mas isso está longe de ser o cenário catastrófico pintado pelos críticos. Todo país e toda sociedade têm problemas, mas também não somos piores do que os outros em tudo. Essa concepção torta precisa mudar. Os arroubos pessimistas precisam parar. O Brasil é um país que pode ser um dos melhores do mundo para se viver e isso depende de nós, brasileiros. Mas, para isso, precisamos nos respeitar e respeitar o Brasil.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação em Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental).

   

Comentários

  1. SENSACIONAL!!! NADA A ACRESCENTAR. VAMOS ACREDITAR E PARAR DE FALAR CONTRA. VAMOS AJUDAR SEM ATRAPALHAR. PRA FRENTE MEU QUERIDO BRASIL!!! PARABÉNS CARO DR. WILSON CAMPOS/ADVOGADO, PELO EXCELENTE IMPULSO E ENSINAMENTO DE CIDADANIA E BRASILIDADE. AGRADECIDA. NOELY S. V. PRADO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas