A RETOMADA DO DIÁLOGO INSTITUCIONAL EM BH.

Os belo-horizontinos não elegeram representantes para se digladiarem por vaidades ou procederem como políticos imaturos e despreparados. A missão é outra e começa pelo respeito à tradição da política mineira, sempre hábil no diálogo, na conciliação e no entendimento.

O novo prefeito de Belo Horizonte, até então vice, Fuad Noman, empossado pela Câmara Municipal no último dia 29, assumiu o mandato, que vai até 31 de dezembro de 2024.

A prefeitura levantou bandeira branca na relação com a Câmara Municipal. Fuad disse aos vereadores que as portas do seu gabinete estarão sempre abertas para o diálogo e para reforçar parcerias em benefício do povo e da cidade.

A expectativa para a gestão do novo prefeito é no sentido de que os chamados “gabinetes do ódio”, que tanto tumultuaram a política na capital, mas não carregaram os sinetes da eternidade, sejam agora gabinetes da convergência de ideias, de discussões proativas e de entendimento republicano.

Em tempos de crises política, econômica e sanitária, os cuidados são muitos, e um deles é o cumprimento do dever do prefeito e dos vereadores, para que estejam unidos na defesa dos interesses da coletividade. A retomada do diálogo institucional em BH foi uma medida acertada, mas há muito mais por fazer. A cidade tem acumulado problemas e postergado soluções.

A outrora Cidade Jardim está sem brilho e muito suja em suas ruas, calçadas, praças e lugares ainda possíveis de transitar. A sujeira está espalhada pelo centro e pelos bairros, numa declarada guerra de pouca ou nenhuma civilidade, de pouca ou nenhuma gestão municipal.

Fuad vai precisar arregaçar as mangas e trabalhar muito para realizar sua promessa de “fazer uma cidade mais bonita, mais agradável, com bons serviços públicos”. O cenário hoje é de uma cidade sem harmonia, malcuidada, com lixo acumulado, mato nos canteiros centrais e péssima iluminação noturna.

Além de empresas falidas e lojas fechadas em razão do “fique em casa”, a cidade tem os maiores de todos os problemas, que são: milhares de pessoas em situação de rua, enchentes e inundações, trânsito caótico, transporte coletivo caro e ruim, violência crescente e insegurança nas ruas.

Também vale registrar os problemas graves de descuido com os parques e áreas verdes. A lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais da capital e Patrimônio da Humanidade, exala mau cheiro pelo esgoto que recebe e está imensamente poluída. De nada servem a beleza da lagoa e os atrativos da Pampulha se o odor desagradável expulsa turistas e visitantes. 

Sem fechar a lista de urgências da cidade, que é enorme, cumpre almejar que a retomada do diálogo entre as instituições seja apenas o primeiro passo de muitos que serão dados em prol de uma BH mais humana, inclusiva, sustentável, cidadã, limpa, bela e bem-cuidada.

Portanto, ao trabalho, senhor prefeito e senhores vereadores, e boa sorte!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 14 de abril de 2022, pág. 29).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 


Comentários

  1. O melhor remédio na política é o diálogo e esse retorno às conversas com os vereadores é um bom começo e depois com o governador também. Como muito bem disse nosso caríssimo Dr. Wilson Campos, nós mineiros preferimos o entendimento, a conversa. Concordo com o artigo 100%, sou leitor assíduo de sua coluna mestre Wilson e vamos torcer para que BH melhores porque está péssima em tudo. Tem de melhorar muito. O que encontramos nas ruas é lixo, pichação, sujeira, mato, ônibus lotados e caros, metrô lotado e péssimo em tudo, moradores de ruas aos montões, marginalidade em todo canto, desemprego por causa do "fique em casa" como bemdisse Dr. Wilson, etc, etc. BH precisa melhorar muito em tudo. Vereadores e prefeito tem essa missão. Lúcio Mello.

    ResponderExcluir
  2. O novo prefeito e os vereadores precisam exigir mais serviço da BHTrans e da Guarda Municipal que quase ninguém vê, estão sumidos, escondidos e ganhando salários sem fazer quase nada. Tem de andar pelas ruas,pelos bairros, no centro e na periferia. Trabalhar é preciso - todos ao trabalho - porque a coisa tá feia aqui em BH e a cidade está muito feia e apagada. Vamos lá minha gente melhorar BH. Dr. Wilson seu texto é tudo que eu queria dizer. Abr. Pedro Chaves.

    ResponderExcluir
  3. Conceição A. Leite14 de abril de 2022 às 16:18

    Dr. Wilson no meu bairro já cansamos de pedir para cortar o mato e limpar as ruas e lotes vagos cheios de mato e entulho de obra, jogados a noite - e juntando rato, mosquito. A SLU não faz o que a gente pede e a fiscalização regional não está nem aí. Tem muita gente recebendo para fazer nada na PBH. Isso precisa mudar e colocar gente que quer trabalhar e acabar com o cabidão de emprego. A cidade realmente está super suja e horrível de ver e até na zona sul a coisa tá feia e cada dia pior. O novo prefeito tem de fazer o que o senhor recomendou -arregaçar as mangas e trabalhar. Juntos somos mais fortes por uma BH mais bonita e mais bem cuidada. Deus no comando. Dr. Wilson Campos advogado parabens. Conceição Leite.

    ResponderExcluir
  4. Paulo César N. S.Machado14 de abril de 2022 às 16:25

    Dr. Wilson Campos o senhor está muito certo no seu ponto de vista e o novo prefeito precisa mudar BH para melhor porque está ruim a coisa toda e precisa cobrar mais serviço do vereadores que estão só na moita e nada de pegar no pesado. Vamos correr a cidade minha gente e ver o que acontece nos bairros. Cada dia que passa tem menos uma loja aberta e surgem lojas fechadas mais e mais e cada dia aumenta o número de moradores de rua cada dia mais atrevidos e folgados, fazendo da rua banheiro e causando mau cheiro horrível. A cidade está um caos. Muita bagunça e pouco trabalho dos órgãos municipais. O meio ambiente é outro desorganizada e bagunçado - cadê as árvores o replantio de árvores, o cuidado com os parques e praças do Papa, Mangabeiras, Pampulha, etc. Tudo meia boca. Boa sorte mesmo ao novo prefeito porque v ai precisar mas precisa colocar seus funcionários para trabalhar e os órgaos também - todos. O turismo e o comércio agradece. E meus parabéns dr. Wilson por o senhor defender tão bem nossa BH. Saudações do PC.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou seu leitor desde 2010 e cada dia está melhor. Excelente artigo e ótimo para nossa querida BH.Dr. Wilson Campos continuamos juntos por um Brasil grande. Abr. Altair Cícero.

    ResponderExcluir
  6. O PREFEITO DE BELO HORIZONTE FUAD NOMAN SE DESTACOU NAS POLITICAS PUBLICAS PELO PSDB NOS GOVERNOS AÉCIO E ANASTASIA NUNCA DEIXANDO O FUNCIONALISMO PUBLICO COM SALARIOS ATRASADOS,ELE SEMPRE PAGOU EM DIA.O NOSSO PREFEITO TAMBÉM É PAZ E AMOR EXCELENTE POLÍTICO,NÃO GOSTA DOS HOLOFOTES

    ResponderExcluir
  7. O artigo do prezado advogado dr. Wilson Campos retrata as questões urgentes de BH que precisam ser resolvidas. Se o novo prefeito conseguir resolver as questões indicadas no artigo nossa cidade voltará ao caminho do progresso. Espero de coração que nossa BH volte a ser bonita porque hoje é feia e triste. Emerson J. Duarte.

    ResponderExcluir
  8. BH de uns anos para cá está cada dia mais suja, pichada, esburacada, cheia de moradores de rua, além das enchentes, ônibus caro demais e sem conforto, e muita quebradeira do comércio por causa do lockdown do prefeito anterior que fechou tudo sem precisão e hoje os fantasmas das lojas de aluga-se e vende-se está por todo lado. Todo mundo fala que a cidade esta muito suja, abandonada, e as praças mais bonitas da cidade estão o caos como acontece com a praça do Papa, sempre com lixo espalhado e pessoas estranhas bebendo e jogando garrafas na grama, além da lagoa da pampulha que está fedendo de tanta sujeira e esgoto a céu aberto. Os cartões postais da cidade estão manchados e sem sinal de recuperação porque a prefeitura não sabe administrar a cidade. Dr. Wilson meus parabéns por mais um artigo de peso na defesa de nossa querida BH. Sou gratidão e reconhecimento e faço minha parte também e espero dias melhores para nós e para BH. Meire A. de S. Costa.

    ResponderExcluir
  9. Gilberto F. S. Coelho15 de abril de 2022 às 13:33

    Meu caríssimo e prezadíssimo Dr. Wilson Campos eu vou contar pro senhor o que vi na semana atrasada no centro de BH - moradores de rua estão infiltrados por bandidos e assaltantes. Eles roubam e correm para as barracas de lona e fingem que estão sofrendo de um mal desconhecido. Nas barracas tem marmitex, cobertor, e tem roupa e tem agua e comida de sobra. Eles ganham dos moradores as coisas e ainda roubam descaradamente e não são nem investigados pela polícia. Tem morador de rua que é pobre mesmo e doente e viciado em drogas e precisam mesmo de ajuda e outros desempregados e sem casa. MAS tem também bandidos infiltrados cometendo absurdo e mexendo com as moças quando passam nas calçadas e fazendo gestos obiscenos. Isso nãopode ser assim e está errado e a PM tem de agir. Cadê a PBH? Cadê o MP? Cadê a PM? Cadê a Câmara e os vereadores?. Cadê esse povo pago com o dinheiro do povo??? Saudações Doutor Wilson e continue firme defendendo nossa cidade e nossa gente. Abração do Gilberto Coelho.

    ResponderExcluir
  10. Maria do Carmo P. T. Gama15 de abril de 2022 às 13:49

    Eu peço licença para perguntar em cima do comentário de antes - cadê a guarda municipal???cadê a BHTrans?? cadê os direitos humanos da cidade??? cadê essa gente toda que some e deixa o trânsito de carro uma loucura, os moradores de rua só aumentando cada dia e já devem ser mais de 10.000 pessoas, e a humanidade da cidade, a higiene, a educação. Teve um dia que eu tive de pular sobre um casal dormindo com cobertor com sol quente de meio dia na calçada e eles não estavam nem aí e eu tive de pular por cima ou iria para a rua enfrentar os carros e olha que isso foi no barro preto na região central e ninguém fala nada e não faz nada. A pandemia já acabou e todo mundo está em casa ainda no serviço público?? Vamos trabalhar gente e provar que vale o salário. Fica aqui meu abraço e minha admiração para o senhor Dr. Wilson que tanto batalha por uma cidade e um estado e um país mais digno de nós vivermos. Bravo mestre Wilson. Bravo!!! Maria do Carmo P.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas