RESPEITEM O BRASIL!



 
Por favor, não sejam eternos covardes exploradores do país. Não usem seus cargos políticos para agredir autoridades de outros Poderes. Respeitem as instituições. Utilizem a ética para fazer política. Estimulem debates que harmonizem as relações do Estado. Estejam à altura dos desafios ou desistam.   

Respeitem o país! Não nos envergonhem mais, além do que já estamos envergonhados. Pensem nas crianças, nos adolescentes e nos idosos. Honrem seus filhos, cônjuges e familiares. Saiam às ruas sem medo de serem agredidos por atos e palavras. Representem o que há de melhor, e não isso que dura décadas e causa engulhos.   

Aprendam que a política é a arte da administração, da direção e da organização da cidade-Estado. Compreendam que a cidadania é a prática dos direitos e deveres do indivíduo, com pertencimento a uma comunidade politicamente estruturada e sob a égide do Estado democrático de direito. Comunguem da ideia democrática de que a política e a cidadania são peças indispensáveis para a sociedade, mas que o país está acima de tudo. Respeitem o país!

Não se juntem aos políticos matreiros, que não sabem respeitar o país. Não sabem ou não querem. Mas, de qualquer forma, não cometam o mesmo erro crasso que sai muito caro, que é não respeitar o país em que se vive, se trabalha e se ganha o pão.

Não se perfilem aos erros cometidos por aqueles que se deixam blindar pela excessiva proximidade do poder efêmero e criam uma barreira inexpugnável de interesses a seu redor. Não se misturem àqueles que transformam o político em um ser desprezível, aos olhos do povo e, acima de tudo, aos olhos do mundo.

Acordem para as perspectivas políticas das eleições deste ano, que são péssimas e podem piorar, caso não comecem a respeitar o país, assim como ele é, assim como ele está. Arregacem as mangas, pois há muito a fazer. 

Aceitem que o trabalho exige capacidade, competência e comprometimento. Afinal, o destino do Brasil não pode estar em jogo, ad aeternum, restando necessária a entrega efetiva e imediata dos senhores e das senhoras, políticos brasileiros, na defesa intransigente dos direitos fundamentais da nação. Respeitem o país!

Apresentem-se para as urnas, mas tragam bagagem social e intelectual para a missão de trabalho. Política de verdade não é rede de intrigas, de caça às bruxas ou de prática vergonhosa de corrupção. Política é gestão, é representação do Estado, é defesa de interesses coletivos, é cumprimento de metas pela educação, saúde, segurança, transporte e habitação. Avancem nas reformas e recomecem pela tributária. Sejam inspiração para os investidores, empreendedores e trabalhadores. Fujam da mesmice que causa vergonha alheia e se reinventem na coragem de serem homens e mulheres capazes de envergar a túnica da política nacional.   

E, para terminar, por favor: sejam leais ao povo. Obedeçam à Constituição. Respeitem o país!

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG). 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de terça-feira, 31 de julho de 2018, pág. 17).



Comentários

  1. Jorge Eduardo S. Lopes1 de agosto de 2018 às 17:13

    Nobre colega,
    Doutor Wilson Campos,

    Sempre brindando o povo brasileiro com artigos
    de repercussão geral.
    Agradeço mais uma vez, ser
    agraciado com matérias inteligentes e da ordem
    do cotidiano.
    Parabéns.
    Jorge Eduardo S. Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Marco Túlio M. Camargos.1 de agosto de 2018 às 17:15

    PREZADO WILSON
    BOM DIA
    ASSINO EM BAIXO.CONCORDO PLENAMENTE EM GENERO,NUMERO E GRAU.
    AO VISITAR O EXTERIOR BRASILEIROS,SÃO VISTOS COM TOTAL DESCONFIANÇA, A SE LEMBRAR AGORA NA RUSSIA O DESRESPEITO QUE ALGUNS BRASILEIROS DEMONSTRARAM EM MOSCOU COM AS MULHERES,ACHANDO QUE ELES ESTAVAM NO BRASIL.
    ANTES ALGUNS BRASILEIROS IAM SOZINHOS GANHAR A VIDA EM LISBOA OU BOSTON,OU NOVA YORK,MAS VOLTAVAM PARAO BRASIL
    AGORA O QUE SE VÊ SÃO FAMILIAS MUDANDO INTEGRALMENTE PARA MORAR NESSES PÁISES E CIDADES ,ENVERGONHADOS COM TANTA VIOLENCIA,DESFASATEZ,ROUBALHEIRA QUE OCORRE DENTRO DO BRASIL DE POLITICOS COMO AECIO,TOTALMENTE PROTEGIDOS PELO PODER JUDICIÁRIO.
    NÃO TEM JEITO DE TROCAR OS ELEITORES QUE TODOS SÃO,CÓPIA FIEL DO CONGRESSO NACIONAL
    A POPULAÇÃO TEM O POLITICO QUE MERECE
    MAS NÓS FORMADORES DE OPINIÃO ESTUDADOS,FORMADOS EM NÍVEL SUPERIOR,TEMOS OBRIGAÇÃO DE EXCLARECER AOS INDIVÍDUOS,A MELHOR OPÇAO DE VOTO.
    OS ELEITORES DA DIREITA SÃO ALIENADOS,NÃO ENTENDEM NADA DE POLÍTICA,ASSISTEM A MENTIROSA REDE GLOBO E POR ELA SÃO MANIPULADOS,A GLOBO AGORA VESPERA DAS ELEIÇÕES ESTÁ TAÕ BOAZINHA DEPOIS SOME IGUAL AOS POLITICOS DE DIREITA.BOLSONARO E ALCKMIM JAMAIS,NUNCA
    OS ELEITORES DE ESQUERDA SÃO MAIS INTELIGENTES EXCLARECIDOS,SABEM DIVAGAR SOBRE PÓLITICA.
    MAIS DO QUE ROUBAR O ESTADO BRASILEIRO O GRUPO CRIMINOSO DE MICHEL TEMER E ALIADOS LADRÕES COMO TODO O SEU MINISTERIO E O CENTRÃO,DA CAMARA E SENADO É A ENTREGA DE GRAÇA DE NOSSO PATRIMONIO ESTATAL,CONQUISTADO A SUOR E SANGUE POR BRASILEIROS.
    PETROBRÁS,ELETROBRAS,CAIXA,BANCO DO BRASIL,PRÉ SAL,OLEO E GÁS,BR DISTRIBUIDORA, E MAIS E MAIS A PREÇO DE BANANA AOS AMERICANOS E DIVERSOS PAÍSES.
    ACORDA POVO BRASILEIRO.
    PARABÉNS DR.
    MARCO T.M.C.

    ResponderExcluir
  3. Muito bons, ambos, Dr. Wilson!
    AMÉM ����

    Enviado do meu iPhone.
    Juliana R. Vaz.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Wilson.
    Abraço,
    Augusto Drummond

    ResponderExcluir
  5. Efigênia L. D'Oliveira1 de agosto de 2018 às 17:28

    Falou tudo que eu sempre quis falar. Parabéns Dr. Wilson Campos, como sempre dedicado nas causas sociais e de defesa dos mineiros. Continue assim, sempre. PARABÉNS. - E.L.D'O.

    ResponderExcluir
  6. Excelentes artigos, Dr. Wilson.
    Marcos Corrêa da Silva

    ResponderExcluir
  7. Dr. Wilson, meus parabens pela perseverança. Eu joguei a toalha. Não é dessa massa pós PT que vamos construir uma nação. Nós amanhã seremos mais uma Venezuela. As nossas Forças Armadas estão perdendo para o crime organizado. A nossa saída será o aeroporto se conseguirmos chegar lá. Que Deus se apiede de nós. Um abraço. Salvador Andrade de Magalhães.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas