QUANDO A OPINIÃO VIRA CRIME.

 

Ninguém que não seja da esquerda, do jornalismo de esquerda, do governo de esquerda ou do ativismo judicial de esquerda pode falar mais nada sem pensar duas vezes. Discordar está proibido. Manifestar dá cadeia. Opinar é crime.

O cidadão brasileiro não pode mais se expressar livremente e muito menos se manifestar em vias públicas ou em redes sociais. Isso, nem pensar. Tá louco? Espia só o que aconteceu com aquele deputado, com aquele político, com aquele ex-ministro, com aquele colunista, com aquele comentarista, com aquele blogueiro e com aquele cidadão comum, pacífico, que estava na porta do quartel pedindo liberdade e democracia.

Tecer críticas ao governo e a quaisquer autoridades e instituições que estejam a serviço do povo nas esferas dos Três Poderes é um direito do cidadão, do eleitor, do contribuinte e de todas as pessoas que são portadoras de garantias constitucionais. Caso contrário, não se tem aqui uma democracia, mas uma ditadura.

Se os políticos eleitos (presidente da República, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores) não representarem os eleitores e não agirem nos termos da lei, com certeza não se tem democracia no Brasil. Se os juízes não respeitarem as leis e não se curvarem a elas e não cumprirem o rito do devido processo legal, não se tem democracia, com certeza.

“Cala boca já morreu”. “Censura nunca mais”. “É proibido proibir”. Quem se lembra das pessoas que diziam essas frases, batiam no peito e ufanisticamente gritavam contra qualquer tipo de opressão?

“Carcará”. “Opinião”. “Pra não dizer que não falei das flores”. Quem se lembra das músicas e dos intérpretes das canções de protestos das décadas de 1960 e 1970?

Quem não se lembra ou não viveu essa época, basta pesquisar. Milhares de pessoas desse tempo, que protestavam, bradavam e cantavam contra o governo, agora estão caladas e são coniventes com a censura e com o crime de opinião.

Não se pode discordar do atual governo ou isso se transforma em ataque à democracia. Mas a imprensa canhota, os ativistas judiciais e os esquerdistas radicais podem fazer e falar o que quiserem. Essa é a democracia que eles defendem, mas essa não é a democracia histórica. Aliás, essa democracia que eles defendem se chama ditadura.

A opinião crítica dos cidadãos está vigiada, e os autores restam ameaçados de censura e de prisão ilegal, arbitrária e alheia ao devido processo legal. O horizonte brasileiro é sombrio. A população está estupefata com a grande mídia vendida e muito à esquerda e com o Congresso omisso e subserviente.

Quando a opinião vira crime, o Estado democrático de direito é mentira, é fake, é propaganda enganosa. Quando a opinião vira crime, o país não sabe mais o que é liberdade, e vive apenas e tão somente de opressão, autoritarismo, ditadura e exceção.

Por fim, não confunda opinar com difamar, injuriar e caluniar. Uma coisa é opinar, e outra muito diferente é ofender gravemente. Não confunda! Mas não se cale diante da injustiça. 

Nunca!  

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 25 de maio de 2023, pág. 23). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais. 

         

 

 

Comentários

  1. A ilustre ministra dra. Carmen Lúcia do STF já disse que "cala boca já morreu". Mas não é isso que eles vigiam na defesa do povo e sim o interesso do governo petista e camarada deles. Que país é esse meu Deus? Que país permite doispesos e duas medidas no trato com a população? O artigo do senhor dr. Wilson é super bemvindo e me encheu de esperança num país melhor no futuro. Att: Jussara Valeriano.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou do tem das canções de protestos. Hoje eu continuo lutando pelo meu país mas sem partidarismo. Já outros que gostavam de protestar hoje estão de mãos dadas com o governo petista e como esses absurdos que acontecem todo dia - censura, ameaças, prisões ilegais, intranquilidade, aumento da violência, liberação de drogas, etc. Onde vamos para dr. Wilson. Onde vamos parar? Nós precisamos de paz e progresso. Agradeço ao senhor pelo brilhante artigo no jornal O Tempo na defesa do certo e do que manda a lei. Gratidão. Célio Bernardes.

    ResponderExcluir
  3. Edvan Justino O.S.Jr.25 de maio de 2023 às 14:40

    Depois eles vem reclamar do governo militar. Depois eles vem reclamar de governos passados do centro e da direita. A esquerda é terrível, é vingativa e é covarde na reação. Eles da esquerda radical ameaçam e perseguem as pessoas que não pensa como eles. São falsos e pregam uma coisa e fazem outra diferente. Essa é a esquerda que nomeia juízes para os tribunais STJ, TSE e STF aos montes como vem fazendo desde 2003. Onde vamos parar? Cadê a Justiça cega, imparcial e isenta que o senhor dr. Wilson Campos sempre pede e defende nos seus artigos e nos encoraja? Vamos rezar e pegar firme com nossos propósitos de vida familiar porque é o que nos resta. Abração dr. Wilson - Sou at. Edvan Jr.

    ResponderExcluir
  4. Marco Antônio Fernandes27 de maio de 2023 às 08:57

    Se não podemos ter opinião, não podemos ter obrigação de respeitar as instituições e muito menos pagar impostos para manter essas instituições do Estado. Se não posso falar ou manifestar, não posso pagar para alimentar os ditadores que impõem essa regra antidemocrática e horrorosamente desonrosa. Parabéns dr Wilson pelo artigo cidadão e pela liberdade que esperamos possuir sempre. Att Marco Antônio F.

    ResponderExcluir
  5. Maria Carolina R .Pereira de O.27 de maio de 2023 às 09:07

    Doutor Wilson quando o povo não pode criticar o governo ou as autoridades ou cobrar respeito, liberdade e democracia, o que resta s esse povo?
    Será que os exemplos de países que acorrentaram seu povo não é bastante para alertar a sociedade brasileira???
    Doutor Wilson o seu texto merece nossa homenagem. Gratidão!!!
    Deus nos proteja e ajude!!!!
    Maria Carolina.

    ResponderExcluir
  6. Quando se cala uma única pessoa, o direito já rolou morro abaixo, desvalido.
    Segurança jurídica, onde???
    Que país é esse, onde um simples juiz do STF faz o que quer, colocando Executivo e Legislativo de joelhos???
    Ou o povo brasileiro toma vergonha na cara e volta às ruas exigindo moralidade e respeito à CF ou isso aqui vai virar uma Nicarágua, Cuba, Venezuela, China… de ditadura escancarada.
    Dr Wilson me perdoa a franqueza mas a carreta está desgovernada e vai ferrar geral e não vai salvar ninguém. Ou reagimos agora ou tchau bambino. Respeitosamente Dr Wilson. - Renato Silvano.

    ResponderExcluir
  7. Faço de tudo que foi dito o que eu quero dizer agora. Não aguento mais isso de um cara só meter medo em todo mundo, esse bando de covardes que diante de qualquer traque se borram de medo. As mulheres vão resolver essa m.. se os homens não fizer nada.
    Que coisa sô, o que que sucede?
    Dr Wilson me perdoa mas estou para explodir.
    Brasil acorda!!!!
    Virgínia Salles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas