A CEMIG DEVE EXPLICAÇÕES AOS MINEIROS.

 

Quem disse que o consumidor sempre tem razão não conhece a atual política de atendimento da Cemig. Nos últimos tempos a empresa fornecedora de energia elétrica de Minas Gerais vem colecionando títulos e mais títulos de péssima prestadora de serviço.

Os mineiros da capital e do interior estão indignados com a incompetência da Cemig, que é muito boa para cobrar as contas de luz, mas ruim quando se trata de atender bem o cliente.

As reclamações contra a companhia pipocam de todos os lados – do interior vem a indignação dos produtores rurais e da capital vem a indignação dos consumidores de maneira geral.

Deixa muito a desejar a qualidade das linhas de transmissão e, da mesma forma, a qualidade “zero” dos transformadores utilizados, que estão muito velhos, arcaicos, ultrapassados, explodindo a todo minuto e deixando as residências, o comércio e outros setores sem o fornecimento de energia elétrica adequado e necessário. 

A companhia possui mais de 8,7 milhões de consumidores em Minas Gerais. Daí a cobrança para que essa rica carteira de clientes seja bem atendida, tempestivamente, com responsabilidade e qualidade na entrega do serviço solicitado. Melhor, a satisfação do cliente deve estar sempre em primeiro lugar, notadamente para que a empresa possa manter a credibilidade e a prática de bem-servir. Mas isso, como dito anteriormente, não funciona mais, porquanto os problemas de falta de energia elétrica são constantes, e nenhuma providência efetiva e enérgica é tomada.

Assim, soluções urgentes precisam ser apresentadas pela diretoria da companhia. O grande número de reclamações na capital e no interior requer urgentes medidas e providências. Os prejuízos com interrupções ou quedas de energia, independentemente do religamento automático, precisam ser ressarcidos mais rapidamente, sem o excesso de burocracia e prazo defendidos pela Aneel e usados como meio de protelação por parte da Cemig. A paciência dos consumidores mineiros tem limite. 

O fato incontroverso é que são recorrentes a falta de energia e a queima de transformadores. Há casos de estouro de transformadores diversas vezes na semana, na mesma região, sem que providências efetivas sejam tomadas ou os transformadores trocados. Ora, se a empresa usa a prática da troca de medidores de energia, dos antigos por outros equipamentos mais modernos, da mesma forma deveria agir com a troca de transformadores, evitando-se danos aos consumidores e prevenindo-se a companhia de recorrentes falhas técnicas. Ou os consumidores mineiros não têm direitos ou garantias?

Finalizando, sem esgotar o tema, cumpre reiterar que os mineiros têm apreço pela Cemig, desde a sua criação no território mineiro, mas conviver com tantos dissabores, transtornos, aborrecimentos e prejuízos é impossível e não dá mais. A empresa precisa melhorar sua gestão em todas as frentes e atender com eficiência os mineiros. E isso não é pedir muito.  

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, pág. 23). 

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Comentários

  1. Aqui no sul de Minas é grande o número de vezes que falta energia para tocar nossos negócios e sempre tem uma desculpa da Cemig para essa falta ou queda de energia. Os equipamentos são velhos mesmo e obsoletos para essa época tão avançada de tecnologia moderna. Os transformadores precisam ser novos e mais condizentes com a atual realidade empresarial brasileira. As casas também sofrem com isso e acredito que em BH deve ser pior pelo que já ouvi reclamações de pessoas amigas e comerciantes de bairros. Dr. Wilson Campos eu vou te dizer que o seu artigo veio na hora certa para que a Cemig pense um pouco mais em nós consumidores e clientes antigos dela e que paga as contas em dia apesar da luz ser picada e sujeita a quedas de uma hora pra outra sem aviso. Ah e o tal de atendimento por telefone não funciona porque uma secretária virtual ou sei lá o que não resolve nada e só toma o tempo da gente. Um absurdo total. Abrs. meu caro dr Wilson, do Evaristo Mendes.

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  2. Só numa semana faltou luz tres vezes na minha casa e na hora mais apertada e ficou sem luz até a noite com mais de 5 horas esperando consertar ou remendar o transformador da região próxima. Sempre acontece e sempre vem com remende e não trocam por um novo mais moderno,não fazem isso, mas trocaram o meu medidor do padrão por um novinho que é moderno e deve medir mais porque só pode. E a Cemig tem de prestar conta ainda na CPI da Assembleia e isso também é para ver se tem ou não razão o povo quando reclama. Dr. Wilson parabéns pelo artigo na defesa de nós mineiros consumidores. Antônio Fraança

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  3. Aff!! Cansei de reclamar da falta de luz neste mes de janeiro e agora fevereiro e quando consertam no outro dia acontece de novo. Uma vergonha a falta de luz até a noite e a gente usando vela ou lanterna de celular em casa. Um absurdo total. Parabéns Dr. Wilson pelo belo artigo e excelente defesa de nossos direitos de consumidores e clientes. Att: Clarice ND Machado.

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  4. Saudade da Cemig de 30 anos atrás com gente da empresa mesmo e não empreiteiros sem compromisso com a qualidade do serviço.
    Dr Wilson Campos meus parabéns pelo tema muito relevante para nós mineiros e mineiras. Silvana Maura.

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  5. O negócio é que não tem investimento em certas regiões e uns pagam pelos outros. Uns tem bom serviço e outros tem péssimo serviço. Falta gestão séria na empresa e por isso a CPI que está apurando irregularidades e contratos estranhos.
    Mas o artigo foi no ponto e mostrou onde está o erro e só falta a diretoria da Cemig ler e aplicar na prática. Valeu Dr Wilson. Abrs do Murilo Vaz.

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  6. A Cemig deve muitas explicações aos mineiros e aos clientes como um todo que pagam suas contas caras e acima do que vale pelo serviço razoável que presta aos consumidores. A Cemig deve explicações das suas negociatas que estão sendo investigadas pela CPI da ALMG e os deputados dizem na imprensa que tem contratos sem licitação e que falta investimento da empresa por decisão própria dela para enfraquecer a empresa e ser vendida mais barata no mercado. Dá pra acreditar numa coisa dessa? A Cemig tem muito a explicar aos mineiros e essa diretoria e presidente daCemig que veio de fora deve ser afastada imediatamente e colocar mineiros para dirigir a empresa mineira nascida e criada em MG. com o dinheiro dos mineiros. Sou cliente e consumidor e acho isso. Meu abraço cordial Dr. Wilson Campos e digo que seu artigo é nota 10 meu caro. Exemplo de serviço em prol da sociedade cidadã e de cidadania eu sei que o senhor entende e mostrou isso na OAB. Abraço do amigo e leitor assíduo. Vou compartilhar com minhas turmas do zap. Luiz Carlos.

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  7. Dr. Wilson, mais uma vez parabenizo-o pelo artigo. Sua abordagem é oportuna, clara e direta. Realmente, a CEMIG deixa a desejar, e muito, sobre o socorro aos contribuintes quando estes estão no escuro e precisam de ajuda. Ficar falando que já está a caminho, que providências já estão sendo tomadas, e por aí vai, mostra a todos que a ação está sendo focada no efeito e não na causa. A energia fornecida pela CEMIG é caríssima e a qualidade muito ruim.
    ...Cemig, que é muito boa para cobrar as contas de luz, mas ruim quando se trata de atender bem o cliente...
    Acertou na mosca, Dr. Wilson, pois, quando o assunto é conta de luz, a falta de pagamento no dia previsto implica em cobrança de juros, multa, chegando ao corte do fornecimento. Se o rigoroso procedimento adotado pela CEMIG é esse, então, quando houver paralisação de fornecimento de energia, ela deveria fazer, na conta, o abatimento referente a esse período. É como diz o ditado popular: o pau que dá em Chico, dá em Francisco.
    Uma outra coisa, é essa cobrança de bandeiras tarifárias, principalmente a de escassez hídrica (o seu valor altíssimo não tem impedido a CEMIG de usá-la constantemente), pois, conforme é divulgado, essa tarifa é em razão da ativação de usina termelétrica (quando as reservas de água de chuva estão baixas). Se as usinas hidrelétricas dependem de reservas de água de chuva para geração de energia, e consequentemente isso implicará na desativação das termelétricas, apenas uma pergunta: com esse altíssimo volume de chuvas que tem caído sobre o nosso Estado, causando inundações e enchentes, deixando diversas cidades parcialmente encobertas de água, por que a CEMIG continua cobrando as bandeiras tarifárias (amarela, vermelha 1 e 2 e escassez hídrica)? As usinas hidrelétricas estão com seus reservatórios baixos?

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  8. A Cemig trouxe um punhado de diretor de fora de BH que não conhece a empresa e colocou lá para ser manipulados e arruinarem a empresa e depois venderem. Os profissionais de carreira da Cemig são mais competentes do que todos este diretores juntos e não foram convocados. Para arrumar a casa e colocar a Cemig nos eixos basta colocar gente da casa na direção da empresa. E ponto final. Gente de Minas. Gente de carreira da Cemig e resolve logo as pendengas da empresa que está mal das pernas. Dr. Wilson Campos o seu artigo me representa e falou o que eu gostaria de dizer a muito tempo. Parabéns pela visão e pela ajuda aos mineiros. Sou Reinaldo Van.

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  9. Jorge Leite – Aracaju – Sergipe
    O texto redigido pelo eminente advogado Wilson Campos, retrata exatamente as mazelas em que as empresas públicas eram expostas, empresas estas, quase sempre verdadeiros “cabides de emprego” para a classe política, sempre usadas para apadrinhamento político.
    No governo de FHC leia-se Fernando Henrique Cardoso, deu-se no Brasil, o início de uma série de privatizações de algumas dessas empresas que notadamente só davam prejuízos visto que, em vias de regra eram administradas sem o compromisso de gerem lucro visto que “não era o interesse maior”.
    Pois bem muitas dessas empresas foram a leilão justamente por não serem o objetivo do Estado que deve ser Educação, Saúde e Segurança, não necessariamente nessa ordem. No caso de Sergipe a antiga Empresa Energética de Sergipe – Energipe foi resgada em 1997 pela Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, sediada na cidade de Cataguases – Minas Gerai que pagou por 86,42% do capital da Energipe a bagatela de R$ 577,1 milhões, um 96,06% sobre o preço mínimo. À época foi o maior ágio obtido em um leilão de privatização do setor elétrico brasileiro.
    Podemos afirmar que, não foi uma venda infrutífera; muito pelo contrário. De 1997 até os dias atuais foram anos de crescimento exponencial não só da empresas, assim como para a economia do Estado. Nos usuários passamos a ter um fornecimento ininterrupto de energia elétrica, pois todo sistema sofreu um processo de modernização, adequando-o à necessidades de seus clientes.
    Conforme matéria publicada pela Informe (2007).
    NÚMEROS (ATUALIZADOS) QUE NÃO MENTEM — Em nove anos, a Energipe investiu R$ 412 milhões na modernização da empresa e na melhoria da qualidade do serviço que presta aos 63 municípios sergipanos aonde atua, sendo que R$ 304,5 milhões de recursos próprios. Com isso ampliou o número de consumidores de pouco mais de 347 mil para os atuais e expressivos 500 mil consumidores. Reflexos diretos: em 1997, a Energipe amargou um prejuízo de R$ 2,9 milhões, reverteu o número negativo e, no ano passado, deu lucro de R$ 77,6 milhões. Melhor notícia para o Estado é que, quando privatizada, a Energipe recolhia R$ 43,51 milhões em impostos anuais, passando a recolher vultosos R$ 116,25 milhões — o que representou 10% do ICMS arrecadado pelo Estado em 2006. E a tendência é de crescimento, já que os impostos pagos crescem a uma taxa média de 11,5% ao ano.
    Os benefícios diretos entregues aos consumidores está expresso no comparativo da qualidade do serviço. Quando a Energipe foi privatizada, tínhamos o fornecimento de energia elétrico interrompido diversas vezes no ano que, se somadas, totalizavam até 22 horas por ano de escuro, em média. Hoje não ultrapassa a 5 horas anuais, além de combater diuturnamente as fraudes e clandestinidade.
    Expos tudo isso, só para fazer uma indagação; “até quando os mineiros vão viver sob a batuta dos gestores não direi incapazes, direi sem compromisso para com a população e empresários mineiros?
    Para nós Nordestinos Sergipanos, com muita honra, reafirmamos que a privatização da Energipe, mesmo gerando uma quantidade enorme de descontentamento, foi a melhor saída para nosso setor energético, pois, tal qual a Cemig se encontra hoje, também vivemos todo esse desmantelo, falta de credibilidade e consequentemente, insatisfação total.
    Espero que essa pendenga se resolva na maior brevidade de tempo possível uma vez que Migas Gerais é um estado gerador de divisas e como tal, não pode ficar às escuras.
    Jorge Leite

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  10. 🤔 Como a exclusividade de fornecer e distribuir energia elétrica, em Minas Gerais, o cliente que, a exemplo dos transformadores, que se explodam.

    Com funcionários concursados, com estabilidade, empregos e ótimos salários e benefícios, é importante que a arrecadação seja eficiente.

    Tributar que produz sua própria energia, é, também, uma forma de manter o cliente cativo.

    Enfim, enquanto não acabarmos com estatais, em sua maioria, estamos fadados a péssimos serviços, preços nas alturas e o direito de permanecer calado.

    Precisamos ocupar a política para transformá-lá. Ficarmos de fora criticando, por mais razão e construtiva que seja, nada mudará.

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  11. Marco Túlio M.Camargos19 de fevereiro de 2022 às 20:46

    PREZADO WILSON
    BOA NOITE
    E A CEMIG DEVE MUITAS E MUITASEXP-LICAÇÕES A POPULAÇÃO DE TODO ESTADO DE MINAS GERAIS.AS CONTAS DE ENERGIA DOS CONSUMIDORES SEMPRE CHEGAM 2 MESES ADIANTADOS EU JÁ RECEBI A CONTA DE ABRIL,MES BASE MARÇO PÁRA SE AFERIR O QUANTO FOI GASTO DE ENERGIA EM MINHA RESIDENCIA,AS EXPLICAÇÕES COMEÇAM POR AÍ.A CEMIG VIROU AGENTE DE ARRECADAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL,SEJA ELE QUEM FÕR,POIS ESTÁ INCLUÍDA OS IMPOSTOS ILEGAIS APROVADOS NA CALADA DA NOITE COMO
    ICMS,PIS,COFINS
    MANOBRA TRIBUTÁRIA VERGONHOSA TENDO POR FINALIDADE ESTORQUIR O CONSUMIDOR DE ENERGIA OU CONSUMIDOR DE MAIS IMPOSTOS?
    HOJE 19/2 TRES MARIAS APRESENTA 95% DE CAPACIDADE DE AGUA EM SEU RESERVATÓRIO,A CEMIG JOGOU PELA REPRESA UM MUNDO DE AGUA SÓ PARA COBRAR MAIS,FURNAS HOJE 19/2 ATINGIU 75% DA CAPACIDADE DE AGUA EM SEU RESERVATÓRIO E O QUESE VÊ ESCRITO NA CONTA DA CEMIG
    BANDEIRA ESCASSEZ HÍDRICA,UMA FALACIA
    INVENTARAM AS BANDEIRAS PARA NÃO DIMINUIR O VALOR A PAGAR DAS CONTAS.
    ALÉM DO MAIS O PARTIDO NOVO,APARELHOU A CEMIG.A CEMIG NÃO É UMA LUZ NO FIM DO TUNEL.CONTRATOS SEM LICITAÇÃO OU COM DISPENSA DE LICITAÇÃO DA CEMIG ENVOLVE GOVERNO DE MINAS E ALVO DE INVESTIGAÇÃO DO MINISTERIO PUBLICO DE MINAS GERAIS.
    E ASSIM VAI A CEMIG DEVE MUITAS EXPLICAÇÕES A TODA SOCIEDADE MINEIRA. Atenciosamente, Marco Túlio M.C.

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  12. Parabéns Dr Wilson. Esse assunto é de extrema importância para tod@s.
    Abs
    Eulália Alvarenga

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  13. Dulcinéia A. S. Pires22 de fevereiro de 2022 às 14:41

    A Cemig há muitos anos vem sendo um cabide de empregos para favorecer amigos, militantes e companheiros de partidos. Não mudou nada de um governador corrupto anterior para outro governador que se deixa levar por secretários incompetentes e vaidosos. A Cemig é mais do que uma empresa de venda de energia, pois se trata de um patrimônio dos mineiros e não pode ser sucateada.
    A Cemig precisa se reinventar e atender melhor seus clientes e consumidores, urgente. URGENTE. Dr. Wilson Campos o senhor está certo na sua posição porque a luz está muito cara, apesar das chuvas intensas desde final do ano passado, e rios cheios e hidrelétricas abastecidas, a conta continua caríssima, e os serviços estão cada vez piores. Basta ligar no 116 e voce vai ver o que terrível falar com um computador ou um robô sei lá, mas não te atendem de jeito nenhum e voce fica a ver navios. Uma porcaria de atendimento. Eu sou consumidora e cliente e vou reclamar também sempre que quiser e vou falar contra os maus atendentes e o péssimo serviço. Att: Dulcinéia A.S, Pires (CONSUMIDORA) .

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  14. Todo mundo doutor está reclamando da Cemig porque a conmta vem cara na seca e vem cara na chuva com muita águas nos reservatorios, A Cemig está sendo administrada por mercenários e com o consentimento do governo o que é uma vergonha total e absoluta. É de dar vergonha mesmo isso que faz com os consumidores. Bando de covardes. O senhor doutor Wilson está super certo e estamos de acordo com sua indignação como cliente e consumidor e eu estou também muito indignado e meus parentes tambem. Sds. Cassiano R.

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  15. Dr Wilson Campos advogado o senhor está certo. Todo mundo de MG está p.. da vida com o péssimo serviço da Cemig. Eles trocaram meu medidor de luz mes passado e eu reclamei das queda e pico de luz que apaga tudo e deixa a gente no escuro de manhã de tarde e de noite e demora muito para vir e arrumar o defeito. Toda hora explode um transformador velho e remendado. Não colocam novos mas o medidor é novo para medir mais energia e a conta vir mais cara ainda. Palhaçada que precisa ser vista pelo Ministério Público além da CPi da Assembleia legislativa. Eu sou professora e não ganho para ficar pagando conta cara de luz que toda hora falta e queima aparelhos da cozinha e dos quartos. Que isso? Palhaçada danada. Dr. Wilson parabéns por defender nossos direitos, parabéns!!! Sou Vera L.S. Pereira

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