DESAPROPRIAÇÃO DOS TERRENOS DA MATA DO PLANALTO AVANÇA.

 

 

A área verde de aproximadamente 200 mil m² conhecida como Mata do Planalto, localizada no bairro de mesmo nome na Região Norte da capital, cujos terrenos foram desapropriados por meio do Decreto nº 17.775, de 23/11/2021, poderá ser entregue à população belo-horizontina em 2023, uma vez que a desapropriação será prevista no próximo orçamento do município.

A garantia partiu do prefeito Alexandre Kalil, em reunião realizada nessa quinta-feira, 10/02/2022, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com as presenças da secretária de Política Urbana Maria Caldas, do advogado Wilson Campos (advogado pro bono e voluntário na defesa da preservação integral da  Mata do Planalto), e das lideranças da Associação Comunitária do Bairro Planalto e Adjacências e do Movimento Salve a Mata do Planalto,  Magali Ferraz Trindade e Margareth Ferraz Trindade.

Durante o encontro, os participantes discutiram alguns detalhes do decreto de desapropriação da Mata do Planalto, bem como restou evidenciada a importância da área verde, rica em flora, fauna e nascentes. A preservação do local, demarcado como área de proteção ambiental, teve origem no  Plano Diretor, conforme propostas aprovadas pela sociedade na IV Conferência Municipal de Política Urbana.

A secretária Maria Caldas lembrou muito bem que: “Os moradores estiveram empenhados há 12 anos pela garantia de preservação da área. E o prefeito Alexandre Kalil sempre teve o compromisso de garantir a preservação da Mata do Planalto. No encontro com os representantes do movimento Salve a Mata do Planalto, explicamos que a desapropriação será prevista no próximo orçamento”.

Segundo nota do site oficial da PBH, além da preservação da flora e da fauna da Mata do Planalto, a medida garante a proteção da bacia do Rio das Velhas na região Norte da capital e também vai contribuir com as metas estabelecidas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a mitigação dos graves efeitos das mudanças climáticas em Belo Horizonte.

Ao meu sentir, a verdadeira expectativa dos cidadãos de Belo Horizonte é no sentido de que o meio ambiente sustentável seja consolidado e a Mata do Planalto seja protegida, integralmente. Porém, para que a vitória até aqui alcançada mereça total comemoração é indispensável esperar para ver a conclusão das medidas adotadas no próximo orçamento, conforme garantido pela PBH, posto que a exigência social desde o início seja de preservação de 100% da Mata do Planalto, sem fatiamento e sem interferência no habitat natural da área verde. 

Vale registrar que a exuberante área verde abriga mais de 20 nascentes, dezenas de espécies de aves como tucano e beija-flor, além de outras espécies como o mico-estrela e répteis variados. A flora é composta por ipê amarelo, jacarandá-da-baía, entre outras espécies ameaçadas de extinção. Ademais, a mata tem enorme importância para purificar o ar, melhorar o microclima, amortecer ruídos e drenar águas pluviais da região. A área verde também forma um corredor ecológico exponencial com a Granja Werneck e os parques Izidora, Lareira e Lagoa do Nado. 

Por fim, cumpre destacar que, ao fim e ao cabo, após garantido o orçamento, efetivada a desapropriação e preservada totalmente a Mata do Planalto, a vitória será  da população de Belo Horizonte, nostálgica da outrora Cidade Jardim.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.  

 

 

 

Comentários

  1. Parabéns Dr Wilson Campos. Como sempre na vanguarda da defesa d Ed coisas boas para nossa BH.
    Parabéns!!!!! Marlene B Vieira.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS MAIS UMA VEZ DR. WILSON CAMPOS SUA LUTA É A NOSSA LUTA,EM PRESERVAR TÃO BONITA MATA ATLANTICA DO PLANALTO PASSEI NESSA REGIÃO,E VI A MATA VERDINHA FABRICANDO OXIGENIO E MANTENDO AS 20 NASCENTESALI EXISTENTES A POPULAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO AGRADECE AO NOBREADVOGADO DR. WILSON CAMPOS DEFENSOR DAS CAUSAS AMBIENTAIS DE NOSSA CAPITAL QUE PRECISA CONTINUAR EXIBINDO O TÍTULO DE CIDADE JARDIM.

    ResponderExcluir
  3. 🤔 As personagens do executivo carecem de credibilidade.

    Cabe lembrar que o Kalil não estará à frente da PBH e o novo prefeito pode pensar diferente e não prover recursos para tal missão.

    Cabe lembrar que desde 2016 o atual prefeito, que se "comprometeu" com a causa, só se movimentou depois de provocado por uma moção o no Conselho Municipal de Política Urbana e também na Câmara Municipal, apresentadas pelo vereador Braulio Lara.

    Vamos torcer para que esta batalha termine favorável aos cidadãos de BH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Paulo Gomide.
      Agradeço seu comentário, sempre bem-vindo neste Blog.
      Informo-lhe que a nossa preocupação, conforme consta do artigo acima, é justamente em relação à saída do prefeito, que vai se desincompatibilizar para disputar o governo.
      A reunião visou esclarecer sobre a garantia do orçamento do município para pagar a desapropriação já realizada por decreto municipal. A reunião serviu ainda para as comunidades esclarecerem com o poder público municipal a respeito do andamento da questão com a chegada do novo prefeito, atual vice. Mas foi garantido pelo prefeito e pela secretária municipal que está tudo acertado e o orçamento terá previsão para o valor da desapropriação e nos termos do decreto publicado em novembro/2021.
      Destaco parte do meu artigo acima que diz: ..."Por fim, cumpre destacar que, ao fim e ao cabo, após garantido o orçamento, efetivada a desapropriação e preservada totalmente a Mata do Planalto, a vitória será da população de Belo Horizonte, nostálgica da outrora Cidade Jardim"...
      Grande abraço. Wilson Campos (adv).

      Excluir
  4. Conheço de perto o Paulo Gomide, de boas lutas em prol da cidadania e da qualidade de vida de todos os moradores da nossa BH e entendo que o comentário dele, além de correto e abrangente, é um alerta de que a luta pela preservação da Mata do Planalto ainda não terminou !
    É muito importante que toda a estrutura que tem lutado em defesa deste reduto de natureza ambiental pura se mantenha pronta para agir e confirmar que a garantia da desapropriação conseguida seja mantida pelos próximos candidatos ao executivo municipal e principalmente pelo próximo prefeito eleito.
    É bom lembrar que novo prefeito significa novo momento político e nova oportunidade de ataque de interessados comercialmente naquela área cobiçada.

    ResponderExcluir
  5. O advogado Dr Wilson Campos disse no artigo que aguarda a conclusão da desapropriação com garantia do orçamento. Se isso não acontecer a luta continua e será dado nomes aos bois ou responsáveis da PBH pela medida ou falta de medida.
    Parabéns Dr Wilson Campos o senhor está fazendo sua parte nas ações judiciais gratuitas e na defesa da Mata do Planalto desde 2008. Eu sou testemunha disso. Vamos em frente até a vitória final. Até! Cândido J. A. Vieira.

    ResponderExcluir
  6. O decreto e a lei estão aí e está garantida a preservaçaõ da Mata do Planalto e ponto final. O prefeito que vier seja o vice ou outros depois deste nãopodem fazer nada porque é decreto e é lei de valor ecológico e utilidade pública. Quem vai ser doido de tentar anular isso aí? E cadê os vereadores que só ficam de mimimi e não ajudam a resolver isso logo no orçamento e na quitação e fim?? Hein??? A população de BH só tem a agradecer quem defendeu essa mata desde o início com mais de 10 anos de luta. E gratidão eterna ao advogado dr. Wilson Campos pelo trabalho gratuito e firme do início ao fim e ainda ele diz que está esperando pela solução final do pagamento da desapropriação e encerramento definitivo ou seja ele está firma aí na defesa até o fim e como ele mesmo disse.
    Parabéns a todos e todas que estão nessa luta. BH/ Laura Virgínia.

    ResponderExcluir
  7. O prefeito que vier não pode mudar e se não prever o dinheiro no orçamento vai pagar pelo erro e vai descumprir a promessa do prefeito atual. E se o novo prefeito não honrar o combinado e decretado e já na lei os vereadores podem intervir e defender a validade legal e garantir o orçamento. Ou esses vereadores estão aí de ornamento, de faz de conta??? Vamos mesmo meu pessoal pra vitória final e a mata pra BH e mais verde na nossa querida BH que outrora era conhecida como cidade jardim. Não posso deixar de dar meu reconhecimento e agradecimento ao advogado dr. Wilson Campos que tanto fez e faz ainda por esta causa e de graça sem cobrar nada. Poucos fazem isso. Parabéns a todos e estamos juntos. Abr. do Marcelo Farias.

    ResponderExcluir
  8. Quem dera a gente tivesse uma turma lutadora assim na nossa região pra enfrentar e conquistar as coisas pro bairro. Estou feliz com essa luta da |Mata do Planalto e Deus vai ajudar que tudo vai dar certo breve breve. Não pode desanim,ar nunca. A vitória é certa. Força minha gente. Força.Neuza Aparecida.

    ResponderExcluir
  9. Criticar é fácil eu quero é ver ir pro front e lutar a luta real contra o poder econômico e político interesseiro. Este advogado é valente e mostrou que ama BH e quer o bem de todos da cidade e as associações de moradores também brilharam na luta e nas carreatas e passeatas pra defender essa mata atlantica de grande valor pra BH. Todos de parabéns pela luta incansável de tantos anos. Eu dou força e estou pronto para continuar na luta se preciso. Parabéns. Carlos José.

    ResponderExcluir
  10. Agora não é hora de politiqueira e é hora de fechar com chave de ouro essa luta de bravos. Está excelente o trabalho feito e serve de exemplo para as entidades de BH que falam muito e trabalham pouco. Bla blá blá não resolve tem de ter vontade e pegar no trabalho. Parabéns Dr Wilson Campos pelo trabalho exemplar de Advogado e pelo artigo como sempre da cidadania que precisamos. Aplausos pessoal. Att. Carminha Souza.

    ResponderExcluir
  11. Tem gente que só enxerga um lado e sempre vê com pessimismo as causas difíceis. Essa luta da Mata do Planalto é difícil mas os moradores deram exemplo de coragem. Os pessimistas perderam. Os que acreditaram venceram. Isso é ser cidadão numa cidade tão grande como BH. Acreditar sempre e lutar até o fim. Exemplo disso é o advogado Dr Wilson Campos que trabalhou duro e mostrou que a união de esforço é importante.
    BH agradece todos que acreditaram e não ficaram só no talvez ou quem sabe. Coragem até o fim. João Paulo.

    ResponderExcluir
  12. A união faz a força. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Tem gente que só fala mas não age e quando alguém faz ainda critica ou põe dificuldade. É complicado isso. Acontece muito na minha região. Estou ficando cansado dos derrotistas que só enxergam dificuldade. Sucesso aos que não desistem nunca. Dr Wilson Campos é um exemplo. BH agradece os bons.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Dr Wilson. O senhor fez o que muitos queriam fazer mas apenas critica e olhando nuvens. Bom trabalho doutor. Fraterno abraço do Fúlvio Gabeira.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo empenho e dedicação à esta nobre causa.
    Atenciosamente, Gisele Civil.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Wilson. Sua luta é sempre de extrema importância para uma BH mais ecológica. Arthur Lopes Filho

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Dr. Wilson Campos pelo excelente e belo trabalho na defesa da natureza, da ecologia e da linda Mata do Planalto, como sempre um trabalho seu de cidadania e amor à nossa BH. Nota 10 com louvor!!! Estella Estrela.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Dr Wilson. Continue firme na proteção dos interesses da nossa BH. Abrs do Felipe Antônio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas