OS TRÊS PODERES E O FUTURO POLÍTICO DO BRASIL.

 

Sem a menor pretensão de fazer uma análise política e institucional do Brasil, mas preocupado com o futuro da nossa nação - assim como a maioria da população -, desejo muito ver mudanças positivas, notadamente voltadas para o bem da coletividade e de forma a permitir ao cidadão uma vida digna e honrada. Mas, sem esconder os fatos, a realidade é que vivemos dias sombrios.

A sociedade está revoltada com a incapacidade dos Três Poderes de exercerem pacificamente suas funções, competências e prerrogativas. Muito da polarização nas redes sociais, nos debates, nos discursos e nas campanhas eleitorais é devido ao fanatismo partidário de uns e ao interesse individual de outros. O coletivo não é pensado e muito menos privilegiado.

O mau exemplo surgido das entranhas dos Três Poderes se multiplica. A verborragia agressiva cresce na medida que se aproximam as eleições. Muitos indivíduos que defendem “bandeiras” de candidatos, nem mesmo sabem das propostas ou conhecem seus programas de governo. Aliás, exceto pela vaidade de estar na mídia, os políticos não têm uma causa específica e bem desenhada pela qual lutar. Querem esbravejar, acusar sem provas, discutir sem conhecimento e jogar para a plateia.

Enquanto os Três Poderes medem força e dão mostras claras dos seus erros diante da Constituição da República, o eleitor decide seu voto de maneira emocional, seja influenciado pelas pesquisas eleitorais, sujeitado para manter cargo público, acossado pela militância alienada e sectarista ou até mesmo por dinheiro e alimento. 

Ou seja, se as “instituições democráticas” não servem de espelho e não indicam um caminho seguro, o eleitor segue seu instinto, decide com emoção, e não com razão, dispensa o indispensável, e vota com o fígado e não com o cérebro, sem saber se o candidato escolhido é idôneo, honesto, ético, trabalhador, ficha limpa e se tem boas ideias para administrar o país.

A quatro meses das eleições, os eleitores não conhecem os projetos econômicos dos candidatos à Presidência da República, nem sequer as metas sociais a serem atingidas para a redução da pobreza e das desigualdades. Daí a culpa do Legislativo e do Judiciário, que se digladiam em público, tergiversam e não determinam um padrão mínimo de programa de governo sujeito a cobrança posterior dos eleitos.  

Graças à deterioração das relações diplomática e institucional dos Três Poderes, os cidadãos não conseguem enxergar seus direitos políticos em perspectivas mais amplas, começando pela informação que os capacite para melhor escolher um candidato que não seja uma ficção. Ora, cabe aos legisladores e aos aplicadores da lei criar parâmetros para boas propostas de governo e exigir seu cumprimento, de forma que os eleitores possam conhecer os planos dos respectivos postulantes.   

Até que os Três Poderes reconsiderem, trabalhem mais e desrespeitem menos, resta aos brasileiros rezar e pedir a Deus eleições limpas e um futuro melhor para todos. E não se esqueçam que agora o povo fiscaliza mais de perto as ações políticas, e se as instituições retrocedem, a cidadania avança.  

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do Jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 26 de maio de 2022, pág. 23). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

        

Comentários

  1. Virgílio M. Santos26 de maio de 2022 às 11:40

    Dr. Wilson Campos enquanto tivermos esse Senado medroso e sem atitude ou coragem teremos desavenças feias nos 3 poderes porque o presidente do senado hoje não faz nada e tem medo do STF e todos sabem porque, é porque ele tem processos lá aguardando julgamento e ele morre de medo na sentença contra ele, ou seja o senado está acovardado e vai ser assim até terminar o mandato desse senador medroso e interesseiro. E se o tal senado não olha essas péssimas atitudes do S TF quem vai punir os ministros faladores como papagaio do STF ???. Dr. Wilson eu li o artigo de manhã cedo no jornal O TEMPO e estou com o senhor em tudo que foi dito e ensinado porque é tudo verdade. Vamos avançar por nós mesmos porque político só querem mordomias e poder efêmero mas podemos mudar isso nas urnas apesar de eletrônicas e não confiáveis como a maioria já percebeu nesse nosso Brasil de meu Deus. Abração meu caro. Virgílio M. T. Santos.

    ResponderExcluir
  2. José Claret S. D. Domingues27 de maio de 2022 às 12:26

    O artigo do caro advogado dr Wilson Campos convoca os Três Poderes para que reconsiderem, trabalhem e respeitem o Brasil. Essa lição de cidadania precisa estar no meio político que muito pensa em si e não pensa nada no povo ou no país. A população está vendo tudo e nada é como antes porque agora o povo está mais informado pelas redes sociais e os maus elementos das instituições vão pagar caro mais cedo ou mais tarde. O povo não perdoa quem trai e atrasa o país. Abraços doutor. José Claret S. D. Domingues.

    ResponderExcluir
  3. Yolanda Maria G. S. Lins Silva27 de maio de 2022 às 12:31

    O artigo do estimado Dr. Wilson Campos me chamou a atenção pela importância do tema hoje no Brasil. Eu penso que estamos bem apesar da pandemia. Muitos países passam por apertos enormes e até os mais desenvolvidos estão com preços altos e escassez de alimentos. O Brasil é grande mas o que atrapalha são as chamadas instituições do Legislativo e do Judiciário que brigam em público e falam muito e trabalham pouco nos seus deveres. Mas vamos juntos Dr. Wilson Campos com o nosso amado Brasil valioso e imenso. Att: Yolanda Maria Lins.

    ResponderExcluir
  4. Flávio e Alessandra Meirelles27 de maio de 2022 às 14:16

    Se o povo não abrir os olhos essa turminha petista do Judiciário (9 ministros) vai deixar o Brasil na lona, na bancarrota, porque eles estão querendo a volta do PT para mamar nas testas do tesouro público e duplicar o que ganham. No atual governo do Bolsonaro a boquinha acabou pra eles e para os artistas globais que mamavam nas tetas da Lei Rouanet. Acabou a mamata e esses ministros do STF (Poder partidário paralelo) estão querendo voltar a ter mordomias milionárias que no PT tinham e que hoje acabaram graças a Bolsonaro e a DEUS. Portanto meu dileto Dr. Wilson Campos a verdade é essq

    ResponderExcluir
  5. O meu avô disse outro dia que esse STF é o pior de todos os tempos e os ministros atuais só sabem de política e de fazer inferninho com leis e suas interpretações pessoais e sem rezar a cartilha da CF. Vergonha isso tudo. E meu avô diz porque sabe o que fala e sabe muito de leis. Certo meu prezado causídico Dr. Wilson Campos???. Parabéns pelo seu artigo como sempre correto do começo ao fim e meu avô gosta muito de acompanhar suas manifestações e artigos no jornal e no seu Blog e eu vou junto e uso até certos artigos para trabalhos na faculdade de direito (mas faço a citação). Agradeço. Abrs. Talles B. S. F. Banjo.

    ResponderExcluir
  6. Até hoje eu escuto falar que muitos eleitores votam para ganhar favores de políticos no interior e até nas capitais e tem gente que vende o voto até por uma garrafa de pinga no interior e aqui em BH tem político oferecendo presente e emprego se for eleito e para fazer campanha mesmo o cara não sabendo nem do que trata e o que defende o candidato. Isso é um absurdo no século XXI e isso acontece ainda. Culpa da turminha do fique em casa que depois a gente resolve a economia e muita gente perdeu emprego e empresas fecharam as portas. Mas quem tem juízo e vergonha na cara não vota em ex presidiário nem em loucos por poder como tem muitos hoje em dia. Meus parabéns dr. Wilson pelo texto que mostra a verdade dos três poderes e do nosso futuro político no nosso pobre Brasil de bandeira verde e amarelo e jamais vermelha. Quero o meu país livre e não como uma Venezuela ou Cuba. Isso nunca. Armênia Castro.

    ResponderExcluir
  7. essas redes =anti=sociais foi a coisa mais chata e estapafurdia que aconteceu em nosso país é uma mentirada de lado a lado,publicam-se notícias que não tem nada a ver com a realidade.a população reclama dos 3 poderes constituídos executivo,legislativo,judiciário mas a própria população se esquece que quem colocou no poder essas pessoas é a propria população incalta quem colocou essas pessoas não foi ninguem de um planeta distante foi o proprio cidadão brasileiro quem escolheu iludindo-se com falsas promessas antes das eleições como eu estou chegando a 71 anos de idade meus votos não melhoraram o país que imaginei e agora não tenho mais obrigação de votar deixandopara os proximos eleitores o destino de melhorarem os 3 poderes constituídos.

    ResponderExcluir
  8. Petrúcio N.M. Caixeta6 de junho de 2022 às 10:37

    Colocar a culpa no cidadão como alguns fazem não é certo nem justo. O cidadão coloca lá o melhor que ele acha para votar. Eu por exemplo voto sempre no melhor e no mais honesto e cansei de quebrar a cara porque o sujeito depois vira a casaca e passa a fazer parte dos piores. Eu votei no Lula e nunca mais voto porque ele se tornou corrupto e chefe da quadrilha petista e nunca sabe de nada,mas sabe e é cúmplice de tudo que aconteceu no Brasil em seu governo e no da Dilma. Ou seja, o cidadão vota pensando que está acertando e os caras do mau depois mostram a cara. No Judiciário e no Legislativo é a mesma coisa os caras são ruins e não merecem estar lá para trabahar pelo povo porque trabalham apenas para si mesmos e para seus parentes e amigos e amigos dos amigos. Dr. Wilson Campos seu artigo está corretíssimo e estou de acordo mil por cento. - os caras precisam trabalhar mais e desrespeitar menos - o senhor disse tudo em poucas palavras doutor. Abrs. Petrúcio NM Caixeta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas