OS ENCANTOS E OS DESENCANTOS DA ANIVERSARIANTE.

 

As belezas são muitas, confundidas entre si, valorizando o sol e a lua, nas montanhas ou na planície, seja mirando a beleza frontal da serra do Curral ou contemplando o calmo e terno horizonte da Pampulha. A aniversariante do mês acabou de completar 125 anos, tem encantos e desencantos, e sabe que terá sempre nosso intenso amor enquanto nos dure a vida. Claro, estamos falando de BH.

Mas é preciso conhecer melhor essa metrópole de 2,5 milhões de habitantes, que detém grande influência nacional nas áreas política, econômica e cultural. Lugar onde a tradição, a modernização, a boemia e a sofisticação são valores que se misturam e se completam, tornando a cidade uma das mais prazerosas para se viver. Os encantos são muitos e transcendem as notórias arquitetura, culinária e vida noturna.  

Independentemente das mudanças ocorridas ao longo do tempo, de não mais ser a Cidade Jardim de outrora e de ter sérios problemas na área de infraestrutura, com insegurança jurídica provocada pelo excesso de controle e interferência política em obras estratégicas, ainda assim BH inspira confiança aos cidadãos, que convivem com prazer na nomeada “capital mundial dos botecos”, cujo título tem amparo na Lei Municipal 9.714/2009.   

Porém, desencantos existem, e são muitos, incluindo as mais de 10 mil pessoas em situação de rua; a pobreza nas áreas mais desvalidas e desassistidas; a violência em razão das drogas e da criminalidade impune; a mobilidade urbana precária e não satisfatória nos modais de transporte; as obras inacabadas e algumas abandonadas; e as enchentes e inundações na época de chuvas, causando perdas irreparáveis e grandes prejuízos aos moradores e comerciantes.

E os desencantos também residem no descuido de parques e praças; nas frágeis medidas de proteção do meio ambiente; na eterna novela de despoluição da lagoa da Pampulha; na insuficiente capacidade de proteger a serra do Curral da exploração das mineradoras; e na ausência de melhorias efetivas nas áreas da saúde e da educação.  

A prefeitura e a Câmara Municipal precisam se dedicar mais na gestão e na administração da cidade. Estão deixando muito a desejar. A falta de vontade política é maior do que a falta de verbas. O Executivo e o Legislativo municipais vivem às turras, sem harmonia, sem equilíbrio e sem respeito aos belo-horizontinos.

Os cidadãos pagam impostos, taxas e contribuições de melhorias, e ainda têm de preencher as lacunas deixadas pelos seus representantes eleitos. Ora, faz-se necessário e indispensável que as autoridades cumpram com suas obrigações legais, cometam o mínimo de erro e façam o máximo de grandes realizações para a cidade.

Em tempo, deixando de lado por alguns instantes os desencantos, vale enaltecer, além da serra do Curral e da Pampulha, os encantos singulares do Mercado Central, da praça do Papa, do mirante das Mangabeiras, da praça da Liberdade, da Savassi e do Mineirão, entre outros espaços que misturam o moderno ao provinciano. Portanto, parabéns, aniversariante!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, pág. 21). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Meus parabéns para a aniversariante BH pelos seus 125 anos, e pelos seus encantos contados pelo Dr. Wilson Campos. Mas os desencantos realmente precisam da atenção das autoridades que foram eleitos para isso. BH é uma das capitais mais bonitas do país,mas precisa cuidar mais da beleza dos lugares e melhorar o turismo. Parabéns aos mineiros. Parabéns Dr. Wilson. Parabéns BH. At: Soraya Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Conheço BH desde 1975 quando mudei para cá vindo do interior. Fiquei extasiado com a beleza das ruas e avenidas. Com o passar dos anos a cidade foi ficando feia e suja, com muito lixo, e pichação pra todo lado. Os moradores de rua se multiplicaram e estão aumentando e o que a prefeitura faz? Até agora nada e a situação vai só agravando mais. Mas como disse nosso estimado Dr. Wilson Campos a cidade tem muitos encantos e vamos comemorar e torcer para melhorar daqui pra frente. Precisa embelezar e modernizar a cidade. Parabéns Dr. Wilson Campos advogado, pelo brilhante artigo de admiração pela cidade e pela crítica necessária. Tudo certo. Abr. Marcos J.S. Avelar.

    ResponderExcluir
  3. Nós também amamos BH, somos daqui, mas concordamos que precisa melhorar a limpeza, o lixo, as pichações horrorosas e os cuidados com as vias urbanas precisa ser mais bem feito. Tem obra parada e terra solta e barro e lama em vários bairros. Tem asfalto novo sem as marcações das pistas e das laterais e acostamento - serviço inacabado e malfeito. Tem muito morador de rua e cada dia mais. Tem muito serviço pra fazer e a prefeitura e a câmara dos vereadores ficam aí de briguinha para eleger presidente da câmara e para ter mais espaço aqui e ali. Que vergonha. Que falta de amor a BH dessa gente da administração municipal - executivo e legislativo. Fica aqui nosso abraço especial e nossos parabéns ao Dr. Wilson Campos sempre atencioso com nossa cidade, nosso estado e nosso país. Parabéns valente cidadão. Att: Júlio e Esther S. S. Vidal.

    ResponderExcluir
  4. BH completou 125 anos. Parabéns BH! Mas muitas melhorias precisam ser realizadas. A cidade está meio abandonada, com milhares de moradores de rua, trânsito caótico, sujeira e lixo, lotes com mato alto, ruas sem sinalização, avenidas sem arborização adequada, transporte caro e ineficiente, muito bla´-blá-blá e pouca ação. BH merece mais atenção da prefeitura. O artigo do dr Wilson Campos está completo, vai dos encantos aos desencantos e disse o que eu penso. Salve BH!!! Renato Prado.

    ResponderExcluir
  5. Amo BH. Parabéns BH pelos seus 125 anos bem vividos. Concordo com o autor do artigo Dr. Wilson Campos advogado, porque BH precisa de mais cuidado, precisa que mais atenção das autoridades, precisa de mais limpeza, precisa de mais árvores nas avenidas, precisa de mais flores e precisa de mais qualidade no transporte. Tudo isso atrai turistas e deixa a cidade mais convidativa. Parabéns BH e parabéns Dr. Wilson pelo artigo muito bem equilibrado mostrando os encantos e também os desencantos para assim possa melhorar. Att: Juscélia Miranda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas