DIA INTERNACIONAL DA MULHER. PARABÉNS, MULHERES!!!

 

O Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade para celebrar sua força, sua resiliência, sua capacidade de liderança e suas conquistas paulatinas em todas as áreas.

A data especial nos leva a lembrar da importância de reconhecer as contribuições das mulheres ao longo da história. Trata-se de um momento que convida ao reconhecimento do papel extremamente fundamental que as mulheres desempenham na sociedade e nas nossas vidas.

Busquem, sim, cada uma seu espaço, seu lugar, sua afirmação, e se elevem pelo respeito, pelas parcerias e pelas famílias que as abraçam.  

A meu sentir, o dia da mulher não é apenas o 8 de março, mas todos os dias do ano, sejam elas avós, mães, esposas, companheiras, filhas, irmãs, cunhadas ou amigas. Todas são guerreiras e protagonistas.

As mulheres, essas paladinas admiráveis, quase sempre têm um dia cheio, agitado, de cobranças e de pedidos de socorro. E elas não se negam, saem em campo e mostram que estão prontas para o que der e vier. Essas são as mulheres das quais eu falo.

Há quem diga que a mulher é o sexo frágil. Ledo engano. Ela é muito mais forte que muitos homens. Além do mais, a mulher é bela na pele, no cabelo, no cheiro, no andar, no falar, no respirar e até na hora de esbravejar. Os machistas que me perdoem, mas não existe mulher feia, pois, o que existe é mulher que não se ama, e quanto a isso, um bom parceiro pode remediar. Mulher é mulher, esse ser perfeito e imperfeito, amargo e doce, denso e suave. 

“Quem disse que a mulher não gosta de flores, de presentes, de amor e de carinho? Ela gosta, mas trocaria de bom grado as flores pelo respeito e os presentes pela igualdade. No Dia Internacional da Mulher ela quer respeito e igualdade”.

A mulher não precisa de cobranças por competência. Ao contrário, ela cria suas expectativas e sua trajetória e vai adiante, com ou sem a avaliação profissional positiva por parte do homem. Aliás, o que mais se vê no século 21 são mulheres destemidas, que procuram por seus caminhos profissionais e buscam a liderança, sem qualquer temor de discriminação ou preconceito. E, cada vez mais, o número desse tipo de mulher cresce, no Brasil e no mundo. 

Falam que a mulher dá à luz e que isso é o seu maior legado para a humanidade. Mas é muito mais que isso. A mulher faz surgir uma nova vida, ignora a dor do parto e sorri quando vê aquele ser pequenino do seu lado. A mulher trabalha duro e faz várias coisas ao mesmo tempo. A mulher é família, defende os seus como ninguém, protege o filho, desculpa o marido e ainda arranja um jeito de amá-los como ninguém. 

A mulher pede respeito e empoderamento quando muitos fazem cara feia, desconversam e acham que o mundo é dos homens. Quanto equívoco, porque o mundo é das mulheres. Os homens são apenas instrumentos para que elas alcancem os seus direitos indispensáveis e levem consigo a integridade do apelo de ser mulher.

A mulher não tem medo do destino. Ela enfrenta. Ela pode até lavar, passar e cozinhar, mas com certeza ela pode pilotar um avião, dirigir uma carreta, administrar uma empresa, projetar um prédio, exercer a advocacia, praticar a medicina, presidir um tribunal. Ela pode ser prefeita, governadora ou presidente da República. Quando ela quer, ela faz acontecer.

A mulher é sensível porque transpira sensualidade, até mesmo quando se joga no sofá, pés descalços, cabelo por arrumar, unhas por fazer, mas nunca sem um jeito especial de ser. A mulher é assim, intensa, meio tudo em todo o tempo. 

“A mulher é tudo, porque encanta, quando se arruma ou mesmo desarrumada; quando canta ou apenas murmura; quando chora ou simplesmente soluça; quando sorri ou tão somente quando se iluminam os seus olhos”.

A mulher tem rancor, tem raiva, tem ódio e xinga palavrão. A mulher é um ser humano, então pode tudo isso. Pode ter ciúme, olhar com ar de repreensão e não admitir perdão, mas daí a pouco se mostra capaz de perdoar, sem, no entanto, arredar o pé do seu ponto de vista, nem se colocar humilhada ou submissa.

Ser mulher de verdade é não admitir preconceito na vida pessoal ou profissional. Aliás, para ser mulher 24 horas por dia, sem descer do salto, precisa ser muito macho.  E não se lamentem os homens pela comparação, posto que seja um elogio, uma vez que a mulher, quando quer, não se deixa explorar, não se dá por vencida, e vai à luta.

Creiam! Ser mulher é não nascer para brigar com a vida e sim para brigar pela vida; é ter energia de sobra, capaz de causar inveja aos homens; é lutar por liberdade e direitos iguais; é causar respeito e admiração; é insistir por mais espaço e oportunidades, mesmo que obstados, às vezes, por alguns tolos e desavisados; é brigar para que a balança seja justa e equilibrada.

Ser mulher é ser amada, respeitada e jamais agredida, nem mesmo com uma flor. Ser mulher é ser poesia e música, ao mesmo tempo. Ser uma mulher amada é encher os olhos do amado, esteja ela de vestido longo, minissaia, biquíni ou maiô, mas perdoem-me o sonho do irrequieto amor, pois quisera eu vê-la de lingerie, robe ou penhoar, tão provocantes, que me falte o ar.

Ser mulher é ser guerreira, opinar pelo sim e pelo não. É saber dizer não, quando não é não. É reconhecer o seu valor, muito maior do que explique a vã filosofia ou a ciência do direito. É participar da construção de um mundo melhor para todos.

Ser mulher é ser inatual ou moderna, não importa. É fazer severa reflexão sobre os direitos femininos, contra a violência doméstica, contra as agressões covardes e contra as ameaças machistas. É saber amar, quem quer que seja, mas saber amar. 

Ser mulher é ser justa. É desconhecer a “máxima” de que atrás de um grande homem sempre está uma grande mulher, pois, ao contrário disso, ao lado ou à frente de um grande homem sempre está a grande companheira - A MULHER!

Ser mulher no Dia Internacional da Mulher é ser tudo isso e muito mais. É ser para o mundo um exemplo de cidadania e coragem; de luta por justiça e igualdade; de busca por direitos, deveres e liberdade. Ser mulher é assim - ser aquela que se pode aplaudir, admirar, respeitar e amar. Simples assim! 

Parabéns, mulheres!!!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.


Comentários

  1. Obrigada dr. Wilson por suas lindas palavras e tão respeitosas conosco mulheres. Gratidão mesmo. Abrs. Vânia M.S. Lima.

    ResponderExcluir
  2. Na minha terra tem homens galantes e educados mas o senhor doutor Wilson ganha disparado. Então quero dizer em meu nome e de minhas duas filhas muito obrigada e vamos em frente na luta diária das mulheres brasileiras por mais dignidade e tudo que o senhor tão lindamente disse. Att: Thelma Kirkle.

    ResponderExcluir
  3. Maria Paula Birman S. O.8 de março de 2024 às 16:35

    Eu agradeço também e caiu como uma luva porque sou guerreira e sou lutadora pelos direitos iguais da mulher e homem no trabalho e na remuneração. Por que não? Somos produtivos e precisamos de incentivo e espaço justo. Valeu Dr. Wilson Campos por mais um artigo de esmero exemplar. At. Maria Paula Birman S.O.

    ResponderExcluir
  4. Doralice Matuzalém A. Trade8 de março de 2024 às 16:38

    Peço licencinha para gravar essa parte linda de morrer que amei no arigo e na poesia do doutor Wilson - ... “A mulher é tudo, porque encanta, quando se arruma ou mesmo desarrumada; quando canta ou apenas murmura; quando chora ou simplesmente soluça; quando sorri ou tão somente quando se iluminam os seus olhos”. Doralice Matuzalém.

    ResponderExcluir
  5. Alicinha G. Magalhães8 de março de 2024 às 16:41

    No Brasil ainda enfrentamos diferenças gritantes na relação de salário. Nas outras coisas melhorou muito e a mulher ganhou terreno mas no salário está ainda bem abaixo dos salários dos homens para a mesma função. Isso precisa mudar. Somos família sim e somos mulheres de verdade com marido, filhos e de força e garra. Dr. Wilson mais uma vez parabéns pelo blog e pelos artigos arrebatadores. Alicinha G.Magalhães.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas