OS PARVOS, OS TOLOS E OS ESTÚPIDOS.

 

Acreditar que democracia é isso que se vive no Brasil é passar recibo de parvo, de tolo e de estúpido.

Fatos concretos atuais comprovam que a Constituição escrita não se equivale à Constituição real. Os problemas constitucionais deixaram de ser problemas de direito e se tornaram problemas de poder. Ou seja, a prevalência do poder, do autoritarismo e da arrogância superam em muito a prevalência do direito. O que está escrito não vale mais, porquanto o desrespeito reiterado das normas tenha maculado de vez o direito.

A Constituição escrita sucumbiu à Constituição real (poder por poder). E vale a ressalva de que essa incoerência brasileira se deu por atitudes e medidas advindas de determinados membros do Poder Judiciário, que abusam do ativismo judicial e violam as prerrogativas e competências dos demais Poderes da República. 

Ferdinand Lassalle, filósofo, escritor, teórico social-democrata e político alemão, dizia que “De nada servirá o que se escrever numa folha de papel, se não se justifica pelos fatos reais e efetivos do poder. Nos casos extremos e desesperados, também o povo, nós todos, somos uma parte integrante da constituição”.

Segundo Lassalle, o povo só se torna um fator real do poder quando a democracia lhe permite voz ativa para manifestar e participar, livremente. “Uma Constituição escrita é boa e eficiente quando corresponder à Constituição real e tiver suas raízes nos fatores do poder que regem o país”, afirmava o constitucionalista.  

No Brasil, hoje, impera a lei da mordaça, da ameaça e do autoritarismo do Estado, com a reiterada quebra de protocolos e óbices aos direitos e garantias dos cidadãos. A censura é a bola da vez, usada contra as pessoas que são obrigadas ao silêncio e à humilhação. A liberdade de expressão deixou de existir, restando apenas seu registro no papel, mas sem a eficácia constitucional. A Constituição escrita (a do papel) não reflete a Constituição real vivida pelo país.

A Constituição jurídica brasileira está em desacordo com a Constituição real e efetiva e, portanto, não tem mais nenhum valor. A sociedade brasileira não se vê mais amparada pelo que está escrito na sua Constituição, pois o que vale nos dias atuais é a obstinação pelo poder de autoridades sem voto, mas protegidas pela toga. Mas como previa Lassalle:“a força de um povo não deve ser subestimada, porquanto esse povo pode se levantar contra o poder organizado, opondo-lhe sua formidável supremacia, embora desorganizada”. 

Permissa venia, a Suprema Corte brasileira usa dois pesos e duas medidas, e vai mudando conforme as circunstâncias e os interesses pessoais dos seus ministros, que erram em decisões que desrespeitam de maneira direta a legislação e a Constituição. Se amanhã ou depois um deles decidir que o triângulo tem quatro lados, vamos ter um problema sério: o Brasil será, em todo o mundo, o único país com o triângulo quadrado, pois nenhum dos ministros fará a mínima objeção ao absurdo da decisão.

Apenas os parvos, os tolos e os estúpidos são conduzidos a acreditar que o rei é bom, ainda que diante de tanta intolerância, ódio e vingança. A riqueza e a ostentação da elite política são esfregadas diariamente na cara dos brasileiros. A distorção social é cruel. A miserabilidade bate à porta de milhões de pessoas, mas jamais chegará perto da cúpula que desfruta das bondades do rei. E coitado daquele que disser o contrário, pois a chibata está nas mãos dos aniquiladores de opositores, de pobres, de trabalhadores, da classe média, de bons empresários e de precavidos investidores. E infeliz daquele que contrariar o rei, seja por comida, por saúde ou por educação. Ao rei apenas interessa a encolha dos crimes, a coleta de impostos e a submissão do povo.

A imprensa liberticida, vendida, omissa, conivente e amiga confidente do encantador de serpentes a tudo assiste sem dizer uma única palavra contra. O jornalismo parcial e canhoto não desnuda as mentiras ou as narrativas deletérias. Da mesma forma, o Congresso resta ajoelhado, omisso e covarde, sempre à espera de verbas de emendas parlamentares para seus membros sobreviverem ao mandato e se reelegerem para outros de absoluta ineficiência.   

Quem disse que o rei está nu enganou-se, redondamente. O rei é soberbo, suas roupas são de grife, seus ternos são bem cortados, seus sapatos são de verniz, suas gravatas são italianas e suas camisas são de algodão egípcio. Isso, sem falar nos preços astronômicos do seu sofá, da sua cama, da sua mobília e das suas viagens internacionais a preço de ouro.

O Brasil vive uma espécie de monarquia sem coroa, mas com mordomias semelhantes. A ostentação generalizada alcança os Palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu, e se prolonga pelos 38 ministérios lotados de militantes e aspones, que ajudam a empurrar o cidadão para a ignorância de imaginar que o governo é bom, quando não é.

A vaidade do rei sem coroa e sem majestade supera a vergonha alheia, mas não vence a luta contra os que não se acovardam e não se rendem, por maiores que sejam os insultos, as ameaças, as mentiras, as narrativas e o aparelhamento do Estado.

De sorte que, nem todos os brasileiros são parvos, tolos e estúpidos.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

 

Comentários

  1. Valéria Noronha S. Artanha2 de março de 2024 às 19:00

    A minoria representada pela esquerda é parva, tola e estúpida de acreditar nisso que governa o Brasil de forma vergonhosa. Adore3i o artigo Dr. Wilson e vou compartilhar para todos meus grupos. Parabéns!!! Excelente o texto. Cem por cento de verdade. At: Valéria Noronha.

    ResponderExcluir
  2. O rei tem uma rainha que gasta muito e controla tudo porque o rei está senil, caduco e falando o que não tem sentido. !!!??? O rei é ditador e amigo dos ditadores de reinos miseráveis vizinhos. Dr Wilson copiei esta parte de um texto antigo do senhor. Valeu mesmo. Dário Ramos, seu admirador.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane Figueiredo3 de março de 2024 às 08:49

    Como sempre, foi certeiro na crítica ao atual estado de coisas, neste nosso país. Que Deus tenha misericórdia do povo! Os donos do poder o açoita dia e noite! Maquinam para espoliar-lhe os bens e a

    ResponderExcluir
  4. Para mim os parvos,os tolos e os estúpidos são os que votaram no Lula maluco e ainda defendem esse ser terrível e desonesto. Preços subindo todo dia, violência triplicou no governo dele desde o ano passado, as facções criminosas estão avançando no país e espalhando terror pra todo lado, as fugas das cadeias de segurança máxima que já viraram de segurança mínima, a Amazônia está pegando fogo, as besteiras que ele Lula nine fala fora do Brasil e dentro do Brasil. Aff!!! Dr. Wilson só Deus para nos acudir a sair rápido dessa furada. Abrs. Kleber Peixoto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas