NOSSA CIDADE




Nossa cidade está a cada dia mais suja, escura e desumana. Passado o Carnaval, que mobilizou multidões no embalo da música e da alegria da festa, Belo Horizonte voltou ao seu statu quo ante. Ou seja, de abandono total nos quesitos de trânsito, limpeza, iluminação, segurança e saúde pública.

Para quem não tem verbas para saúde e educação, a prefeitura se saiu bem na realização do Carnaval, em que pese a falta de banheiros químicos, a pouca infraestrutura, o desrespeito ao direito de ir e vir, a desobediência à Lei do Silêncio, a desorganização dos blocos e o lixo esparramado por onde passasse a folia.

A outrora Cidade Jardim está sem brilho e muito suja em suas ruas, avenidas, calçadas, praças e lugares ainda possíveis de transitar. A sujeira está espalhada pelo centro e pelos bairros, numa declarada guerra de pouca ou nenhuma civilidade, de pouca ou nenhuma gestão municipal.

Data venia, o prefeito Alexandre Kalil, que disse estar "derramando de orgulho" do Carnaval de Belo Horizonte, poderá também sentir orgulho quando resolver os problemas graves dos moradores de rua, dos mendigos e dos necessitados de inclusão social. A miséria se alastra, impulsionada pela crise que os políticos deixaram acontecer no país, a contragosto da população, que sofre com indignação o revés das desigualdades, mas que é mais cruel ainda com os mais pobres, os doentes e os desvalidos.

A degradação humana se soma ao descaso do Estado, que se mostra distante e indiferente, porquanto não tome uma atitude rápida no acolhimento de muitos miseráveis que se servem dos restos e acomodam-se sob as marquises e os viadutos. Vida indigna. Vida desumana e injusta, mas ignorada pelo poder público.

Belo Horizonte está acumulando problemas e postergando soluções. Enquanto isso, o gestor público enreda-se com medidas ineficientes e joga a culpa na crise. Ora, a crise é nacional, mas as causas sociais e de sobrevivência requerem humanidade e atenção especial dos governantes e também solidariedade da população.

Independentemente do caos econômico que assombra o país, a nossa cidade não pode sucumbir e se tornar um território sem lei e sem direitos e deveres; de famintos, desabrigados e desamparados; tomada por sujeira, mato, pichações, inundações e lixo. BH precisa amparar e acolher os pobres e os miseráveis, dando-lhes moradia, alimento, emprego, assistência social e dignidade. BH também precisa ser cuidada, o mais rápido possível, do centro aos bairros, sem demora e sem desculpas de orçamento.

As noites em BH são ainda mais escuras. Falta iluminação nas ruas. A escuridão coloca em risco a integridade física dos moradores, seja por acidente de percurso ou pela violência impune que grassa pela cidade.

A humanidade, a limpeza, o ambiente e o sossego que aqui estiveram um dia sumiram, mas a sociedade quer de volta esses valores da sua bela cidade, do seu Belo Horizonte. Portanto, mãos à obra.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de terça-feira, 2 de maio de 2017, pág. 15).

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil 
 





Comentários

  1. Dr. Wilson Campos, eu sou líder comunitária na região centro-sul e nunca vi a cidade tão abandonada e sem brilho. Parece mentira, mas o que mais se vê são camelôs, trombadinhas, pessoas desocupadas e deitadas pelas calçadas, lixo pra todo lado, à noite faltam luzes e claridade nas ruas, e tantas outras coisas que dão pena, como famílias vivendo em 3 ou 4 pessoas debaixo das marquizes e viadutos. Que coisa triste. Precisamos nos unir para resolver para melhor tudo que está tão ruim, mas de forma humana. Agradeço pela seriedade e amor pela cidade, que o senhor sempre demonstra nas suas ações e nos seus artigos nos jornais. Parabéns. Stella M. G. F. S. Z.

    ResponderExcluir
  2. Também ando pela cidade, pelos bairros e até pelas cidades vizinhas da região metropolitana. E BH está igual ou pior que as demais.A capital deveria ser o modelo de limpeza, beleza, cuidados, organização, mas não é. Não é.Fica o recado de que precisam trabalhar mais pela nossa cidade porque desse jeito não tem quem aguenta tanta bagunça. Prefeito novo, secretários novos, administração nova, vereadores novos, e ninguém assume a direção da cidade? Que isso? Foram eleitos pra que? Mudando o tom, quero dar os parabéns ao Dr. Wilson pela costumeira preocupação com a cidade e com a colaboração que sempre dedica às pessoas, como advogado. O senhor deveria ser o prefeito dessa cidade, porque com o senhor no comando as coisas mudariam para melhor. Com certeza. Abraço cordial. Figueiredo, J.M.B

    ResponderExcluir
  3. prezado Dw. Wilson
    bom dia
    excelente cronica sua.
    a multidão estimada em mais ou menos 2 milhoes de pessoas no carnaval,NÃO,COMPENSOU A SUJEIRA E O MAU CHEIRO QUE FICOU NA CIDADE APÓS O CARNAVAL.NA RUA TUPIS COM AMAZONAS,o cheiro de urina era uma uma latrina a céu aberto.assaltos,violencia,roubo,gritaria,gente drogada,alcoolizada,armada,barulho, incomodando idosos e recem nascidos.
    os ladrões é que fizeram uma festa.
    não há o que vangloriar o prefeito,só vizou lucro,que lucro,financeiro?e a sujeira,deve ter gastado um bom dinheiro na limpeza da cidade.aliás uma cidade escura,sinais de transito as vezes apagados,transito confuso,motoristas de fim de semana mal educados,loucos motoqueiros, subindo no passeio para fazer entregas a troco de miseros reais.
    já por ansiedade,o prefeito,já projeta o carnaval,do ano que vem,aumentando a ansiedade para o futuro,ainda nem chegou o meio desse ano,haja ansiedade para tanto desproposito.guerra politica desnecessária.
    belo horizonte,não comporta essa gente no carnaval,deveria ser em outro local fechado na grande bh,talvez santa luzia,algum descampado,mas longe de b.h.
    a região do barro preto fica deserta aos domingos,sem policiamento,campo fertil para assaltos.
    abraço
    marco tulio m.c.

    ResponderExcluir
  4. Nossa cidade precisa de dedicação da administração municipal, em todos os setores: educação, saúde, segurança, lazer, moradia, limpeza, iluminação, respeito aos cidadãos. Cabe ao prefeito fazer isso, pois para tal foi eleito. Parabéns Dr. Wilson pelo brilhante artigo, como de costume na defesa da cidade e das pessoas. João Carlos M. H. G.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas