O BOM EXEMPLO É A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS BRASILEIROS.


O BOM EXEMPLO É A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS BRASILEIROS.


Nenhum país é tão ruim e nenhum povo é tão infeliz que não haja um porvir, uma esperança e uma solução para os problemas.

Sobram péssimas notícias, mau humor e desesperança por todos os lados e cantos do país. Os maus exemplos, como sempre, de janeiro a dezembro, surgem dos seletos membros dos Três Poderes, como se eles estivessem acima do bem e do mal. Mas a garantia que pensam ter está por um fio. As riquezas que abocanharam não paga a conta da desmoralização iminente. Os cargos que exerceram e não souberam honrar servirão de provas na condenação de seus erros e crimes. E os maus exemplos, aos milhões, ainda assim não destruirão o grande sonho da sociedade, de transformar esse país em algo melhor, em um bom exemplo para o mundo.

A guerra enfrentada é a do mau exemplo do governo em face do bom exemplo da sociedade. O governo são os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A sociedade é o povo, é o cidadão, é o trabalhador, é o empresário.

Enquanto o governo gasta mais do que arrecada, a sociedade dá exemplos de austeridade e de controle econômico. Enquanto o governo banaliza o “famoso” teto dos gastos, o setor empresarial investe e idealiza o crescimento. Enquanto o governo destina verbas para lanches, almoços e jantares das autoridades, as famílias pesquisam preços nos supermercados. Enquanto o governo minimiza a sua culpa na péssima gestão do Estado, os empresários e os trabalhadores maximizam na elaboração de planos para crescer e gerar emprego e renda.

Os maus exemplos do governo destoam dos bons exemplos do cidadão comum e dos empresários. Se o governo nega verba extra para o Fundo de Educação Básica (Fundeb), a sociedade defende o ensino de qualidade e exige mais investimentos. Se o governo gasta acima do teto com avião presidencial e demais aeronaves dos ministérios, o cidadão, o trabalhador e os empresários amargam o alto preço da gasolina e dão uma freada nos deslocamentos. Se o governo compra votos para manter uma autoridade decrépita, a sociedade promete ir às urnas e eleger novas caras. Se o governo mente e tergiversa, os empresários e os trabalhadores falam a verdade da crueldade das crises política e econômica.

O bom exemplo é a solução para os problemas brasileiros. E esse bom exemplo vem surgindo por parte da sociedade, do cidadão, do trabalhador e do empresário, seja por meio do trabalho, da perseverança, dos investimentos, da integridade, da moralidade, da ética, da honestidade e da fé em Deus, seja qual for a religião.

O bom exemplo vem das novas gerações, cada vez mais engajadas com a tecnologia, com o avanço, com a globalização e com a explosão de informações de todo o mundo.

A cidadania precisa de bons exemplos. O meio ambiente precisa de bons exemplos. A política brasileira não tem bons exemplos, ou melhor, tem uns dois ou três. A cultura política precisa de bons exemplos.

Vamos melhorar esse país? Então vamos exigir bons exemplos dos governantes, ao contrário do que fazem hoje. Vamos pedir mais educação ao povo. Vamos melhorar nossos exemplos e nossa educação. Vamos começar dentro de nossas casas, de nossas empresas, de nossas cidades e de nossos estados. Sem fazer comparações com terceiros ou com outros países do mundo.   

Vamos começar conversando com nossos filhos, mostrando-lhes a verdade nua e crua do nosso país. Vamos mostrar-lhes a verdadeira política praticada no Brasil. Mas vamos pregar a liberdade de opinião, o contraditório, a ampla defesa, o cumprimento da lei e os direitos e os deveres de cada um.

Vamos acabar com o denuncismo da violência e mostrar que a solução está na educação, porque saúde, educação e segurança são atribuições do Estado e das autoridades constituídas. Para essas três obrigações do governo não podem faltar dinheiro, verbas e recursos. Aconteça o que acontecer, a contrapartida do poder público tem de acontecer, no mínimo para esses deveres constitucionais, já levando em conta a pesada carga tributária nos ombros da população.

Vamos mudar esse país com boa educação. Diga por favor! Peça desculpas! Peça licença! Dê atenção! Saiba elogiar! Participe e colabore! Diga bom dia, boa tarde e boa noite! Diga obrigado! Leia livros! Exija direitos! Cobre garantias! Aprenda a votar! Não venda o seu voto! Não admita patrulhamento ao seu voto! Vote com consciência!    

Vamos dar bons exemplos a partir de agora e esse país será outro em breve. Vamos fazer assim: cumprimentar as pessoas, educadamente; obedecer as leis; respeitar o outro no trânsito; não estacionar na vaga de idoso ou de deficiente; não jogar lixo na rua; não furar a fila; não aceitar nem dar suborno; não falar aos gritos; aceitar as diferenças; ouvir as opiniões contrárias; manifestar pela paz; praticar boas ações de cidadania; participar da vida política do país; buscar pela justiça; fazer o bem sem esperar nada em troca; ajudar os mais necessitados; combater a fome e a miséria; evitar os desperdícios de alimento, água e energia; participar efetivamente da vida social do país, para que os deveres sejam cumpridos e os direitos respeitados; e difundir a cidadania nos lares, nas empresas e em todos os lugares humanamente possíveis.

O bom exemplo do trabalhador é ainda acreditar em si, no seu trabalho e na sua capacidade de vencer; exigir direitos e cumprir obrigações.

O bom exemplo do empresário é não valorizar a crise plantada pelos governos incompetentes e trabalhar duro, acreditar no seu negócio, investir, crescer, gerar renda e emprego; cobrar seriedade e garantias do poder público.

O bom exemplo da sociedade é alfabetizar inteiramente a população, erradicando de vez a estimativa de 12 milhões de analfabetos; é gerar emprego em massa e acabar com o número gritante de 13 milhões de desempregados; é minimizar o efeito da fome, combater o desperdício de alimento e fazer desaparecer a estatística de que temos mais de 7 milhões de pessoas passando fome no Brasil.

Bom exemplo é exercer a cidadania. Vamos, portanto, exercitar a cidadania, que é o conjunto de direitos e deveres civis e políticos de um indivíduo na sociedade. Mas vamos fazê-lo de forma que esses direitos e deveres abram portas para os cidadãos intervirem nas ações do Estado e possam usufruir com liberdade as garantias asseguradas na Constituição. Cidadania também é bom exemplo.

Como visto, o bom exemplo é a solução para os problemas brasileiros.

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Especialista em Direito Tributário, Trabalhista e Ambiental).


Comentários

  1. Bom exemplo é ajudar o próximo, porque assim nos tornamos melhores. O artigo do Dr. Wilson Campos é o caminho a seguir, pois assim nos tornaremos um povo digno de respeito aqui e lá fora. Parabéns pelo magnífico artigo. Cleusa e Josmar Siqueira.

    ResponderExcluir
  2. O bom exemplo seria os políticos se afastarem dos cargos e deixarem o Congresso vazio, que não faia falta alguma ao país. Ao contrário, esse bom exemplo ajudaria a salvar a economia e a resolver o problema da crise financeira ainda relutante. Muito bom o artigo do Dr. Wilson Campos. ]
    Excelente e bem colocado o assunto a favor do cidadão brasileiro. Jusselma M. V. Gomes.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo. Excelente!!! Jayme H. J. Sillas.

    ResponderExcluir
  4. BOM EXEMPLO É ESCREVER UM ARTIGO SOBRE BOM EXEMPLO E DAR BOM EXEMPLO PARA OS CIDADÃOS. PARABÉNS PELA EXCELENTE TEXTO. Ana Maria O. S. Duarte.

    ResponderExcluir
  5. BOM EXEMPLO É LER UM TEXTO DE PURO BOM EXEMPLO NA DEFESA DO BRASILEIRO. PARABÉNS. LLIBETH SIQUEIRA V. R.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dr. Wilson,
    Sempre leio suas colunas publicadas no jornal. E confesso-lhe, sem constrangimento algum, que tormei-me, com todo respeito, seu fã. Porém, na sua coluna ontem - 23/01 - o senhor se superou. Quantas verdades! Pátria amada e idolatrada, cadê você? (peço licença para completar: "Acorda gigante!" E me pergunto: temos solução? Sou muito descrente, Dr. Wilson.
    Parabéns e orgulho-me de ser seu colega.

    Que tenhamos um bom dia! - TEÓFILO PEDROSA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas