O METRÔ PODE PARAR. CHEGA DE NOTÍCIA RUIM. BASTA!

O METRÔ DE BH PODE PARAR.


Disseram que o metrô de Belo Horizonte pode reduzir operação em março e parar em junho.

Cada vez me convenço mais que os deputados federais por Minas Gerais não merecem os votos que receberam, e muito menos merecem falar na hipótese de reeleição.

Os deputados, sejam estaduais ou federais, e os senadores, são inexpressivos em todos os sentidos – não defendem os interesses coletivos dos mineiros; não se unem pela demanda de mais investimentos; não cobram melhorias das rodovias estaduais e federais; não têm nem sequer um ministro no atual governo; não solucionam o grave problema do Anel Rodoviário; não votam projetos para o crescimento e o desenvolvimento de Minas Gerais; e pior, aceitam ser tratados com descaso e indiferença pela tropa do governo federal.

Não há meio termo. Os deputados e senadores por Minas Gerais são os maiores culpados pelo atraso em que se encontra o nosso estado. Eles são também os grandes culpados pela situação crítica do metrô de BH. A verdade é essa, pura e simples. Os “nobres” representantes, eleitos pelos mineiros, não têm a mesma combatividade que os representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e de outros estados, que estão brigando lá na cúpula presidencial pelos interesses dos seus estados. Muitos são ministros e carreiam recursos para as suas bases, para as suas regiões, para os seus municípios e estados.

O corte promovido pelo governo federal no orçamento dos metrôs em 2018 atingiu em cheio o metrô de BH, com ameaças de redução e paralisação dos serviços. As severas medidas adotadas foram comunicadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que anuncia o possível desemprego de milhares de pessoas terceirizadas, além dos absurdos prejuízos para cerca de 210 mil passageiros que usam o metrô da capital, diariamente.

A tragédia já começou, segundo o jornal O Tempo, que informa já estarem sendo notificadas as empresas prestadoras de serviços sobre a suspensão total ou parcial dos contratos, que envolvem manutenção, conservação e limpeza. A tragédia se estende, quando também é anunciado que, a partir de 5 de março, o metrô passará a funcionar somente nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30.

A população está inconformada. Mas isso não é o bastante. A população precisa reagir fortemente, enchendo as ruas e praças com protestos, da mesma forma como faz quando é carnaval, com milhares e milhares de pessoas falando, cantando, gritando ou protestando. Se no carnaval a multidão é vista em todos os bairros, agora é a hora de a multidão se multiplicar ainda mais e mostrar aos governos estadual e federal que o povo não é bobo, não é joguete e nem brinquedo.  

Minas Gerais é a terra dos inconfidentes, e os mineiros não podem se acovardar e engolir mais esse desaforo. Não agora. Não hoje. Não mais. Chega de paciência e tolerância com esses políticos altamente remunerados à custa do suor do povo. Chega de auxílio-moradia para autoridades que têm imóveis próprios. Chega de mordomias sociais e penduricalhos salariais para políticos e servidores públicos que não trabalham e ainda desonram o povo mineiro. Chega de cabeça baixa, de posição de cócoras, de submissão, de desrespeito e de fazer de conta que não está acontecendo nada. Está acontecendo sim e a coisa está passando da medida. Chega!

Ou os governos municipal, estadual e federal, os deputados e os senadores começam efetivamente a trabalhar em prol de Minas Gerais, ou a população os expulsa da vida pública, porque a incompetência não pode prevalecer e muito menos ser paga com o minguado salário do trabalhador e com a imposição de sofrimento interminável à sociedade civil. A panela de pressão vai explodir e todos vão perder. O estouro da boiada já foi anunciado e todo cuidado é pouco. A democracia corre riscos. O Estado de Direito, idem. Mas, do jeito que andam as coisas, não dá pra continuar. O sofrimento, o choro, a angústia, a miséria, não podem mais arrasar com a vida das pessoas, destruir as famílias e matar de vergonha um país inteiro. Chega!

Chega de incompetência e roubalheira. Chega de impunidade. Chega de foro privilegiado. Ninguém combate crime cometendo crime. Ninguém está acima da lei, independentemente de quem seja a autoridade omissa ou criminosa.

O problema não é apenas a ameaça de paralisação do metrô. Os problemas são todos os crimes e abusos cometidos ano após ano – prevaricação, concussão, improbidade, formação de quadrilha, desvio de dinheiro público, caixa dois, propina, compra de votos, corrupção ativa e passiva, fraude, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e obstrução da justiça, além da falta de saúde, educação e segurança. Basta. Ninguém aguenta mais. Chega. Acorda povo brasileiro. Vamos para as ruas. Já!!!

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil. 

Wilson Campos (Advogado/Especialista em Direito Tributário, Trabalhista e Ambiental). 



Comentários

  1. 100% certo o advogado Dr. Wilson Campos. Eu acho que esses políticos mineiros não têm nenhuma moral com o governo federal. Ficam brincando de deputados e senadores, prefeito e governador, mas não apitam nada no cenário federal. São uns molengas. Os de SP deitam e rolam nas verbas. Os de MG não pegam nem resfriado, porque não têm atitude e nem coragem - são uns incompetentes. Excelente o artigo na defesa dos mineiros, do metrô de BH e das coisas sérias para MG. Muito bom. Jacqueline Mendonça Valadares de S. L.

    ResponderExcluir
  2. Os políticos mineiros só aparecem depois que o caldo entorna, ou depois que o mal está causado ao nosso sofrido Estado de Minas Gerais. Uma grande vergonha a atuação dos nossos deputados e senadores em Brasília, que não têm o mesmo espaço que os de São Paulo, Rio e outros estados que compõem o governo de Michel Temer. Do mesmo jeito é a atuação de vereador, prefeito, governador, secretários, etc. Uma turma de molengas. Gostei muito do texto e respeito o autor Dr. Wilson Campos que acompanho desde muito tempo e é muito sério na defesa dos mineiros. Décio J. H. Andrade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas