RESPEITO E IGUALDADE NA VIDA DA MULHER.

“No Dia Internacional da Mulher e em todos os demais dias, a mulher não tem medo do destino. Ela enfrenta”.

Quem disse que a mulher não gosta de flores, de presentes, de amor e de carinho? Ela gosta, mas trocaria de bom grado as flores pelo respeito e os presentes pela igualdade. No Dia Internacional da Mulher ela quer respeito e igualdade. 

A mulher há muitos anos busca nos mais diversos lugares o respeito que lhe pertence por direito - em casa, na rua, no trabalho. A mulher também requer igualdade, sem distanciá-la do homem, porquanto a vida assim a defina e a Constituição assim a proteja, notadamente quando diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.    

O maior absurdo, em pleno século XXI, é a mulher ter de pedir por algo que deveria ser-lhe entregue sem demora e sem nenhum favor. Respeito e igualdade são o mínimo que deve ser oferecido à mulher, com pedido de venia pela demora na entrega desses direitos. Ouso dizer que a mulher vem se destacando muito mais que o homem, uma vez que suas funções são múltiplas, dentro e fora de casa, em todos os ambientes sociais e profissionais.   

A mulher não precisa de cobranças por competência. Ao contrário, ela cria suas expectativas e sua trajetória e vai adiante, com ou sem a avaliação profissional positiva por parte do homem. Aliás, o que mais se vê nos últimos tempos é mulher destemida, que procura por seus caminhos profissionais e busca a liderança, sem qualquer temor de discriminação ou preconceito. E, cada vez mais, o número desse tipo de mulher cresce, no Brasil e no mundo. 

Independentemente do lado profissional da mulher, cada vez mais presente nas mais diversas áreas, o homem não pode deixar de enaltecer a beleza, a leveza e o jeito pessoal de ser da mulher. Se o homem tem seus valores, a mulher possui um conjunto de valores inegáveis e admiráveis. 

A mulher é bela na pele, no cabelo, no cheiro, no andar, no falar, no respirar e até na hora de esbravejar. Os machistas que me perdoem, mas não existe mulher feia, pois, o que existe é mulher que não se ama, e quanto a isso, um bom parceiro pode remediar. Mulher é mulher, esse ser perfeito e imperfeito, amargo e doce, denso e suave. 

Falam que a mulher dá à luz e que isso é o seu maior legado para a humanidade. Mas é muito mais que isso. A mulher faz surgir uma nova vida, ignora a dor do parto e sorri quando vê aquele ser pequenino do seu lado. A mulher é família, defende os seus como ninguém, protege o filho, desculpa o marido e ainda arranja um jeito de amá-los como ninguém.

A mulher pede respeito e empoderamento quando muitos fazem cara feia, desconversam e acham que o mundo é dos homens. Quanto equívoco, quanta besteira, porque o mundo é das mulheres e não se discute. Os homens são apenas instrumentos para que elas alcancem os seus direitos indispensáveis e levem consigo a integridade do apelo de ser mulher.

A mulher é tudo, porque encanta, quando se arruma ou mesmo desarrumada; quando canta ou apenas murmura; quando chora ou simplesmente soluça; quando sorri ou tão somente quando se iluminam os seus olhos.

A mulher não tem medo do destino. Ela enfrenta. Ela pode até lavar, passar e cozinhar, mas com certeza ela pode pilotar um avião, dirigir uma carreta, administrar uma empresa, projetar um prédio, exercer a advocacia, praticar a medicina, presidir um tribunal. Ela pode ser prefeita, governadora e até presidente da República. Quando ela quer, ela faz acontecer. 

Portanto, a igualdade que a mulher tanto reivindica é devida, e essa medida deve ser adotada o mais rápido possível, colocando no mesmo nível o homem e a mulher, pagando o mesmo salário, dando as mesmas oportunidades, oferecendo as mesmas condições e respeitando até mais, sempre mais, posto que a mulher é isso – uma pessoa incrível, que merece respeito e igualdade. Eu sei e digo isso porque tenho amor, carinho e admiração profunda por minha mãe, por minha esposa e por minhas irmãs, e por todas as mulheres da família, além do apreço pelas mulheres colegas e amigas. A mulher é isso, de valor imenso, ou, simplesmente, mulher. 

No Dia Internacional da Mulher, parabéns, MULHER!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.   

 

Comentários

  1. Valentina A. Burguez8 de março de 2022 às 18:35

    UHuuu!! Obrigada dr. Wilson. Amei. Lindo demais. Gratidão e admiração por seu trabalho e por tudo que escreve tão bem. Att: Valentina Burguez.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Wilson Campos adv eu estou admirada com seu texto tão lindo e tão forte na defesa das mulheres, o que comprova seu caráter de homem íntegro, ético e que possui qualidades enormes.
    As mulheres agradecem sua gentil homenagem. Eu fico agradecida demais. Obrigada doutor. Eu sou Daniela Esperança.

    ResponderExcluir
  3. Joyc Viriato S. Alves9 de março de 2022 às 10:36

    Prezado doutor Wilson o senhor como advogado sabe muito bem como as mulheres sofrem com agressões verbais e assédios morais de todos tipos nos ônibus, na rua, no trabalho, onde for ela estrá sendo olhando de um jeito e de outro ou para o bem ou para o mal.
    Gostei muito do que o senhor disse no seu artigo - ... A mulher há muitos anos busca nos mais diversos lugares o respeito que lhe pertence por direito - em casa, na rua, no trabalho. Isso mesmo nós queremos isso respeito em todo lugar onde a gente esteja. Obrigada doutor pelas suas palavras maravilhosas e incentivadoras para que a mulher siga em frente sua vida como professora, como dona de casa, como empregada doméstica, como assistente social (meu caso) , como doutora ou como política mas ela precisa estar trabalhando sempre para marcar seu lugar. OBRIGADA. Joyce V. S. A.

    ResponderExcluir
  4. Maria das Graças F. R. Peçanha11 de março de 2022 às 16:57

    A parte que mais admirei foi esta que o senhor diz: A mulher não tem medo do destino. Ela enfrenta. Ela pode até lavar, passar e cozinhar, mas com certeza ela pode pilotar um avião, dirigir uma carreta, administrar uma empresa, projetar um prédio, exercer a advocacia, praticar a medicina, presidir um tribunal. Ela pode ser prefeita, governadora e até presidente da República. Quando ela quer, ela faz acontecer.
    Obrigada pela parte que me toca porque a mulher verdadeira cuida da casa e da família a ainda trabalha fora e dá conta. A família é tudo na vida. Gratidão Dr. Wilson. At: Maria das Graças Peçanha.

    ResponderExcluir
  5. Este foi o texto mais bonito que li nos últimos tempos. A mulher realmente precisa ser respeitada e valorizada e ter a igualdade nos direitos com os homens. Isso é justo. Parabéns adv. Dr. Wilson Campos por mais este maravilhoso texto de tirar o fôlego. Parabéns!!! Alexandra vassini.

    ResponderExcluir
  6. Estou junto nessa posição de mulher guerreira que cumpre com suas obrigações e não fica de mimimi. Mulher verdadeira é aquela que anda do lado do esposo e da família e não por aí pregando feminismo incompreensível até para os mais ligados à tese. Mulher de verdade são muitas e o Brasil tem modelos incríveis de mulheres que são dignas de citação por serem trabalhadoras, donas de casa, mãe de família, amigas das amigas, colegas das colegas, líderes de comunidades sociais prestadoras de serviços à coletividade, esposas exemplares e pessoas de dignidade e coragem. Parabéns a essas mulheres que ajudam o Brasil a ser melhor. Parabéns Dr. Wilson Campos advogado pelo excelente artigo de reconhecimento à mulher. Abr. Evaristo Lima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas