BH - 126 ANOS.

A capital dos mineiros completa 126 anos. Em 12 de dezembro de 1897, nascia Belo Horizonte, projetada pelo arquiteto Aarão Reis e inspirada em grandes cidades do mundo, como Paris, Barcelona e Nova York. A capital mineira, emoldurada pela Serra do Curral, cresceu e se modernizou, mas sem perder a relevância cultural e social.

Hoje, ao celebrar seus 126 anos bem vividos, os desafios continuam a crescer juntos com a cidade, e o futuro precisa ser pensado desde já. A capital de Minas Gerais, carinhosamente chamada de BH, apesar de todos os problemas de uma grande metrópole, ao meu sentir é a cidade mais bonita e amada do país, sem falsa modéstia, pois, afinal, sou mineiro de alma e coração.

As belezas são muitas, confundidas entre si, valorizando o sol e a lua, nas montanhas ou na planície, seja mirando o que ainda há de belo na Serra do Curral ou contemplando os horizontes calmos e ternos da orla da Lagoa da Pampulha.

Mas é preciso conhecer melhor BH, uma metrópole de 2,7 milhões de habitantes, com grande influência nacional nas áreas cultural, política e econômica. Lugar onde a tradição, a modernização, a boemia e a sofisticação são valores que se misturam e se completam, tornando a cidade uma das mais prazerosas para se viver.

Independentemente dos dados positivos da ONU, a capital mineira é, de fato, uma cidade com boa qualidade de vida e está entre as melhores do país e da América Latina. As mudanças ocorridas ao longo do tempo, as mazelas do dia a dia, o trânsito caótico e cheio de gargalos insuportáveis; a tristeza em razão do grande número de moradores de rua, as enchentes em época de fortes chuvas e a crescente violência urbana são questões a serem estudadas e sanadas, urgentemente, mas BH continua sendo o ponto de referência dos mineiros.

Não decifra BH quem não transitou pela periferia, pelo centro, pelos bairros mais tradicionais ou pelos bairros mais nobres. Não decifra BH quem não percorreu do bairro Santa Tereza ao bairro Planalto, do bairro Santa Efigênia ao bairro Lourdes, do bairro Santa Amélia ao bairro Buritis, do bairro Sagrada Família ao bairro Santo Agostinho ou do Barreiro a Venda Nova. Não decifra BH quem não visitou o Mineirão, o Mercado Central, a Praça Sete, a Praça do Papa, a Praça da Liberdade ou a Savassi. Não decifra BH quem não se movimentou pelas avenidas Afonso Pena, Amazonas, Álvares Cabral, Andradas, Brasil, Contorno, Bandeirantes, Cristiano Machado, Catalão, Otacílio Negrão de Lima, Antônio Carlos ou Pedro I. Não decifra BH quem não foi de norte a sul e de leste a oeste da cidade. E não decifra BH quem não entendeu o seu ar provinciano misturado ao moderno.

Entre os cenários novos e antigos da capital há opções de sobra para admirar espaços urbanos maravilhosos: a Praça da Liberdade, da década de 1920 e constantemente renovada; a Avenida Afonso Pena dos tempos dos bondes ou do trânsito frenético e dos projetos de mudanças; os bares que fizeram história na área central, os que ainda fazem e os recém-abertos; o carnaval de rua, que outrora encantava as várias idades e hoje reúne multidões de jovens pelas ruas e avenidas; os prédios simbólicos e os que sumiram e deram lugar à modernidade; o bucolismo de antes e de agora do Mercado Central, sempre lotado e convidativo; e o constante vaivém na Praça Sete. Afinal, lugares para celebrar neste Belo Horizonte não faltam.  

Por certo que problemas existem e são muitos, incluindo as mais de 10 mil pessoas em condição de rua; a pobreza nas áreas mais desvalidas e desassistidas; a violência em razão das drogas e da criminalidade impune; a mobilidade urbana deficiente e não satisfatória em todos os sentidos modais; as obras inacabadas; o trânsito congestionado de manhã, de tarde e de noite; as enchentes e inundações na época de fortes chuvas, causando perdas irreparáveis e grandes prejuízos aos moradores e comerciantes; o descuido com parques e praças, denotando incompetência do poder público; a desatenção com o meio ambiente, restando frágeis as medidas de proteção às áreas verdes; a eterna novela de despoluição da Lagoa da Pampulha; a insuficiente capacidade de proteger a Serra do Curral da exploração insana das mineradoras; entre outros problemas nas áreas da saúde, da educação, do transporte e da segurança.  

A prefeitura e a Câmara Municipal deixam muito a desejar, uma vez que se dedicam mais às brigas políticas do que propriamente à administração da cidade. A falta de vontade política é maior do que a falta de verbas. A incompetência, o amadorismo, a demagogia, as briguinhas e as picuinhas são as pedras de toque do prefeito e dos vereadores, que vivem às turras. O Executivo e o Legislativo municipais vivem se agredindo por meio da mídia e das reuniões setoriais, sem urbanidade, sem harmonia, sem equilíbrio e sem respeito aos belo-horizontinos.

A meu ver, são os cidadãos de bem que cuidam e protegem a cidade, cada um à sua maneira, mas sempre de forma extremamente fraternal. As pessoas (crianças, jovens e adultos) não se cansam de enaltecer a cidade e prestigiam suas datas comemorativas, seus pontos turísticos, seu carnaval de rua, seus ícones de visitação, assim como reivindicam melhorias aliadas ao desenvolvimento com sustentabilidade. Ou seja, o amor a BH passa de geração a geração, de pai para filho, sempre dispostos a uma boa luta na sua defesa e na proteção dos seus sublimes e eternos belos horizontes.

Ainda que a data seja de júbilo para BH, na comemoração dos seus 126 anos, os transtornos e as dificuldades também precisam ser citados, como o foram logo acima, no intuito de que as autoridades cumpram com suas obrigações legais, cometam o mínimo de erro e façam o máximo de grandes realizações para a cidade. Todavia, pelo sim, pelo não, nada vai demolir o belo-horizontino do seu sonho de ter uma cidade cada vez melhor para viver e cuidar da sua família.

Portanto, parabéns BH, pelo seu aniversário e pelos seus 126 anos bem vividos!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

 

Comentários

  1. VERA LÚCIA SANTOS ALVES12 de dezembro de 2023 às 14:06

    PARABÉNS DR. WILSON! PARABÉNS BH PELOS 126 ANOS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. José Márcio T. Filho12 de dezembro de 2023 às 14:12

    São 126 anos de muita luta da população que paga impostos para resolver os problemas da cidade e acomodar os moradores na antes cidade jardim e hoje cheia de pichação, sujeira, pivetes, moradores de rua, violência, briga de prefeito e vereadores todo dia, vida cara etc, etc. MAS como disse dr. Wilson Campos, nós amamos essa cidade e vamos ajudar mais ainda para melhorar sua condição de capital e que seja mais humana e com segurança para as famílias. Deus nos ajude. Parabéns dr. Wilson pelo ótimo artigo. José Márcio T.F.

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci aqui. Estudei e formei aqui. Casei aqui. Moro aqui. Amo essa nossa BH e reconheço os problemas de montão que ela tem. Vamos votar melhor nas eleições do ano que vem para que tenhamos melhores gestores municipais. Bravo Dr. Wilson Campos pelo belo artigo, emocionante. Lourdes Aprigio.

    ResponderExcluir
  4. Sócrates J. Alcântara12 de dezembro de 2023 às 14:18

    Minha empresa já foi alagada por duas vezes nos últimos anos com as enchentes que transbordam nas ruas mal canalizadas e bueiros cheios de lixo que o povo joga lixo. Mas a limpeza apesar da falta de educação do povo é obrigação da prefeitura. Bora lá melhorar isso aí e cuidar mais da segurança e colocar os bandidos na cadeia, mais policiamento nas ruas e nos bairros. Dr. Wilson Campos advogado o texto é muito bom mesmo e aproveito para dar essa pitada de sal de crítica das enchentes que vem todo ano. Abrs. Sócrates J. Alcântara.

    ResponderExcluir
  5. Alma M. Do Espirito Santo12 de dezembro de 2023 às 14:19

    Deus abençoa nossa BH e nos proteja por mais 126 anos. Amém!. Deus te abençoa também doutor Wilson. Att: Alma M. do Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  6. Beraldo B. Afonso Drumond12 de dezembro de 2023 às 19:51

    Alguns idiotas dizem que BH está ocupada por carros, morador de rua e pobreza. O artigo do dr Wilson fala o que é vô qualidades e não só defeitos. Temos aqui muitos problemas mas ainda somos melhores do que outras capitais horrorosas no Brasil e no mundo. Excelente texto dr Wilson. At: Beraldo Afonso.

    ResponderExcluir
  7. Salve salve BH minha querida e boa cidade. Que venham mais 126 anos de progresso e crescimento. Parabéns Dr Wilson pela homenagem a BH. Att. Priscila Firmo.

    ResponderExcluir
  8. Joaquim J. Ferreira Dallas12 de dezembro de 2023 às 20:01

    126 anos de aprendizado e espero que sejam melhores daqui pra frente. A cidade que já foi cidade jardim hoje sofre com a preguiça dos políticos demagogos da esquerda nojenta. Deus nos ajude.
    Dr Wilson valeu por mais este brilhante texto. Joaquim J. F.Dallas - Gerente bancário. MG/RJ.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas