BHTRANS DE AÇÚCAR



No fim da tarde de quarta-feira (8), uma forte chuva caiu sobre Belo Horizonte, provocando a queda de árvores, queima e desligamento de semáforos, 126 quilômetros de congestionamentos, diversos pontos de alagamentos, e ainda por cima transformou o trânsito da região Centro-Sul em colossais engarrafamentos. E onde estava a BHTrans?

O caos que tomou conta da cidade, nunca antes presenciado em tamanho porte, prolongou-se até as 23 horas, sem perdão para dezenas de bairros e para a região central, principalmente as Avenidas do Contorno, Amazonas, Bias Fortes e Afonso Pena. Isso, sem falar na lentidão do trânsito em todos os sentidos, independentemente de onde vinha ou para onde ia o cidadão belo-horizontino. Mas, cadê a BHTrans?

Partindo da Avenida Pedro I, na altura do bairro Itapoã, passando pela Avenida Antonio Carlos e depois seguindo até alcançar a Avenida Bias Fortes, foram 2h30 de trajeto e muita tensão, tamanha a confusão instalada no trânsito, que já contava com inúmeros carros com defeitos, parados ao longo das vias, para desespero ainda maior dos motoristas e dos passageiros. E a BHTrans, o que fez?

Mais do que isso, ainda no meu percurso, nesse calvário de temporal e trovoadas, eu pude ver uma senhora sair do carro, desorientada, perguntando como chegar a um hospital mais próximo, porque uma pessoa estava se sentindo mal. As informações foram prestadas e a senhora saiu buzinando, pedindo passagem, mas os cruzamentos estavam fechados, com carros e motoristas perdidos numa confusão sem precedentes. Espero que a senhora tenha conseguido o socorro e tudo tenha terminado bem.

Enquanto isso, a BHTrans, empresa encarregada de planejar, administrar e controlar o trânsito na cidade, não prestava o serviço público adequado e obrigatório de sua competência. A BHTrans de açúcar estava ausente, talvez com medo de derreter, com pavor da chuva, escondida do temporal, afastada dos alagamentos, distante dos cruzamentos fechados e pouco se importando com os semáforos queimados ou desligados. Os pouquíssimos agentes da empresa na rua nem se faziam notar. Tipo assim: cada um que se vire como puder, entregue à sua própria sorte. Segundo o jornal O Tempo, "em noite de caos, só 22% do efetivo da BHTrans foi às ruas. Dos 323 agentes, 72 foram deslocados para conter congestionamentos; empresa usa escala para justificativa".

Mas, afinal, o que é a BHTrans? Qual a sua função? Cuidar da mobilidade e das pessoas ou ter medo de chuva? BHTrans de açúcar? Tem medo de derreter?

Ora, causa estranheza esse comportamento, por se tratar a BHTrans - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A, de uma sociedade de economia mista municipal; dependente e de capital fechado; composta pelo Município de Belo Horizonte, que detém 98% (noventa e oito por cento) do capital; e que tem ainda como acionistas, com 1% (um por cento) do capital cada, a SUDECAP - Superintendência de Desenvolvimento da Capital, autarquia municipal e a PRODABEL - Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte S/A, que é sociedade de economia mista dependente e de capital fechado.

A empresa foi criada em 1991 pela Lei Municipal nº 5.953 e é subsidiada pelo FTU – Fundo de Transportes Urbanos, instituído por lei e gerido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Tem a missão de assegurar a mobilidade urbana orientada para a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte, contribuindo para a integração metropolitana. A BHTrans tem como pretensão ser reconhecida pela sociedade e se tornar referência em gestão e soluções de mobilidade urbana sustentável, um dos grandes desafios, hoje, da agenda de políticas públicas em cidades de grande porte.

No entanto, da forma como se comporta quando a sociedade mais precisa dela, a BHTrans deixa muito a desejar. A sua missão não está sendo cumprida nos termos apregoados no site da prefeitura. A qualidade de vida dos moradores, a mobilidade urbana, o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento dos desafios estão relegados a segundo plano, e os cidadãos de Belo Horizonte restam entregues à própria sorte. Empresa de açúcar, que não pode enfrentar a chuva? Medo de derreter? Assim não dá! 

A BHTrans precisa renascer e vestir a camisa da população, tornando possível, de fato, a mobilidade urbana na cidade; a redução de custo e de tempo de deslocamento; a garantia de segurança no trânsito; a agilidade no tráfego; as soluções, a fiscalização e a eficácia no direito de ir e vir dos pedestres e dos motoristas.

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).



Comentários

  1. Sim, Dr. Wilson, e é a própria BHTrans que abre licitação (ou que nome tenha) para contratação de empresa para auditoria! Dá para confiar?!?
    Não. E essas coisas continuam acontecendo, como se conferissem com padrão de normalidade. Pode até ser, ou esses políticos(???) não continuariam se reelegendo...

    Vale lembrar a tão falada e nunca efetivamente tratada questão da drenagem urbana. Pelo contrário, é como se não existissem problemas (sérios!) nessa área. Belo Horizonte não resiste ao teste de uma chuva, por insignificante que seja, quanto mais um temporal daqueles.

    Parabéns pelo artigo.

    Att., Jurema Rugani/BH-MG.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Wilson, o senhor tocou no ponto. Excelente visão. A BHTRANS é o caos personificado. Não faz nada que presta e ainda inferniza a vida das pessoas que transitam pela cidade. A BHTRANS é de açúcar, de papel, de nada. O povo de Belo Horizonte tem de reagir contra essa empresa que emprega muita gente que não faz nada pelos motoristas, pelos pedestres ou pelos usuários de transporte público. Uma vergonha essa empresa municipal. Uma vergonha!!!! Quando chove esse pessoal some do mapa. A cidade vira um pandemônio e ninguém dessa tal de BHTRANS é visto no trânsito. Não servem para nada. Eu sou Magdalena M. M. Silva., cidadã dessa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo os artigos do seu Blog. Que beleza! Fantástico! Concordo, e ponto final. Abrahão A.F., Terras das Minas Gerais, dos Inconfidentes.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Dr Wilson!! Mais uma vez brilhou. Parabéns e ABS. Magali F. T.

    ResponderExcluir
  5. Essa tal de BHTRANS é uma vergonha mesmo, pois sempre deixa os motoristas e pedestres numa saia justa na hora do trânsito pesado, de chuvas ou de manifestações no centro. Você procura o pessoal dessa empresa e não acha nenhum agente para ajudar ou desafogar o trânsito. Cada um que se vire ou fique parado no engarrafamento gigante, porque a inoperante da BHTRANS nunca socorre o cidadão. Estou de acordo com o artigo,que está excelente e muito bem escrito e levado à opinião pública. Parabéns, Doutor Wilson Campos. Muito bom mesmo. Adalgiza Maria F. de A., profissional liberal, BH.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas