CIDADE SUJA, ESCURA E DESUMANA


O administrador público tem funções indispensáveis como trabalhar para a qualidade de vida dos moradores e cuidar da cidade, entre outras. 

No entanto, parece que essa função está sendo deixada de lado, porque a nossa cidade está a cada dia mais suja, escura e desumana, tamanho o descaso do poder público. Passado o carnaval, que mobilizou multidões no embalo da música e da alegria da festa, Belo Horizonte voltou ao seu statu quo ante. Ou seja, o carnaval serviu apenas para encobrir por alguns dias o lado triste e sombrio da cidade, pois tão logo terminada a agitação momesca, a realidade é a mesma, de abandono total nos quesitos de trânsito, limpeza, iluminação, segurança e saúde pública.

A prefeitura alega que não verbas suficientes. Ora, para quem não tem verbas ou recursos para saúde e educação, a prefeitura se saiu muito bem na realização do carnaval, em que pese a falta de banheiros químicos, a pouca infraestrutura, o desrespeito ao direito de ir e vir, a desobediência à lei do silêncio, a desorganização dos blocos e o lixo esparramado por onde passasse a folia.    

A nossa cidade está desleixada. A outrora Cidade Jardim está sem brilho e muito suja em suas ruas, avenidas, calçadas, praças e lugares ainda possíveis de transitar. A sujeira está espalhada pelo centro e pelos bairros, numa declarada guerra de pouca ou nenhuma civilidade, de pouca ou nenhuma gestão municipal.

O alcaide se encanta com coisas pequenas e passageiras. O prefeito, que disse estar "derramando de orgulho" do carnaval de Belo Horizonte, precisa acordar de vez para os problemas graves dos moradores de rua, dos mendigos e dos necessitados de inclusão social. A miséria se alastra, impulsionada pela crise que os políticos deixaram acontecer no país, a contragosto da população, que sofre com indignação o revés das desigualdades, mas que é mais cruel ainda com os mais pobres, os doentes e os desvalidos.

O poder público anda muito ausente com as questões sociais emergenciais. A degradação humana se soma ao descaso do Estado, que se mostra distante e indiferente, porquanto não tome uma atitude rápida na solução do problema de muitos miseráveis, que servem-se dos restos e acomodam-se sob as marquises e os viadutos. Vida sofrida. Vida indigna. Vida desumana e injusta, mas ignorada pelo poder público.

A cidade sofre e o povo padece. Belo Horizonte vai acumulando problemas e postergando soluções. Enquanto isso, o gestor público vai enredando desculpas e jogando o fardo nas costas do povo. Ora, a crise é nacional, mas as causas sociais, humanas e de sobrevivência requerem humanidade e atenção especial dos governantes, e também solidariedade da população.

A crise está aqui e ali. Mas, independentemente do caos econômico que assombra o país, a nossa cidade não pode sucumbir e se tornar um território sem lei e sem direitos e deveres; de famintos, desabrigados e desamparados; tomado pela sujeira, pelo mato, pela pichação, pelas inundações e pelo lixo que se acumula por todo canto. BH precisa amparar e acolher os pobres e os miseráveis, dando-lhes moradia, comida, emprego, assistência social, serviço médico e dignidade. BH também precisa ser cuidada, o mais rápido possível, do centro aos bairros, de norte a sul e de leste a oeste, sem demora e sem desculpas de Orçamento. A cidade está suja, escura e desumana. A gestão pública requer iniciativa, vontade e atitude das autoridades administrativas.

A cidade está apagada. As noites em BH são ainda mais escuras. Falta iluminação nas ruas. As lâmpadas queimadas não são trocadas e se multiplicam. A escuridão coloca em risco a integridade física dos moradores, seja por acidente de percurso ou pela violência impune que grassa pela cidade.

A humanidade, o acolhimento, a limpeza, o ambiente, a paz e o sossego, que aqui estiveram um dia, sumiram, e nem sequer se despediram. Foram-se, simplesmente, talvez por mágoa dos administradores indiferentes. Mas a sociedade quer de volta esses valores da sua bela cidade, do seu Belo Horizonte, porque:

A humanidade é para os mendigos, os miseráveis e os desamparados pela vida. A humanidade é para a inclusão social, rápida e eficiente.

O acolhimento é para os perdidos nas drogas e no vício do álcool, jogados pelas calçadas e revirando lixo. O acolhimento é para o ser humano.

A limpeza é para as ruas, que se encontram entregues ao lixo, à poluição, à pichação e ao descaso das autoridades. A limpeza é pública e a exigência é social.

O ambiente é para a  convivência dígna, harmoniosa e solidária. O ambiente é para o exercício sadio da cidadania.

A paz é para fomentar as discussões no campo das ideias, do diálogo e da compreensão. A paz é para os bons, os nobres e os puros de coração.

O sossego é para a coletividade, para aqueles que precisam de silêncio e não de barulho quando se recolhem ao aconchego do lar. O sossego é para as famílias, para os trabalhadores e para as pessoas comuns.

Portanto, senhor prefeito, mãos à obra e avante com as questões apresentadas, porque a cidade está cada vez mais suja, escura e desumana. A solução é política e basta querer trabalhar com o povo, pelo povo e para o povo. Avante! Vamos juntos trabalhar por uma cidade melhor para todos - limpa, iluminada, bonita, justa, inclusiva e humana. 

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).



Comentários

  1. Parabéns, Dr Wilson! A realidade é essa em nossa cidade.
    Magali F. T. , Planalto,BH.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Dr. Wilson!
    Há os "Dórias", que arregaçam as mangas e trabalham a partir das 6 da manhã, checando se a equipe faz o mesmo, com uma lista de resultados incríveis!
    E há os que em campanha disseram que Carnaval implica em gastos que devem ser priorizados para saúde e educação (vídeo foi espalhado...) e que portanto não tomariam seu tempo com isto. Mas... o que foi e tem sido feito desde sua posse?
    Juliana R. V., São Luís, Pampulha, BHte.

    ResponderExcluir
  3. Prezado e nobre colega,

    DR. WILSON CAMPOS,

    Realmente, e ver a capital mineira assim, me deixa triste...

    Boa sorte, e continue escrevendo com propriedade e simplicidade,sempre mandando para mim, escritos apropriados e reais.

    Bela escrita.

    Boa noite

    Atenciosamente,

    Jorge Eduardo S. L, B.Horizonte-Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Dr Wilson,

    Boa noite.

    Impecável!

    O nível de degradação e abandono que vive nossa cidade é assustador.

    Infelizmente a total inversão de valores impera na atual administração em contraponto com alguns prefeitos que tem realmente mostrado um belo trabalho investindo na limpeza de suas cidades, na saúde e na educação usando de toda criatividade peculiar do brasileiro uma vez que vivemos épocas de vacas magras.


    Compartilharei seu artigo com todos moradores, associados e amigos.


    Com todo respeito e admiração.


    Adrienne M., Bandeirantes/Pampulha/BH.

    ResponderExcluir
  5. Prezados Associados, Moradores e Amigos,


    Encaminhamos artigo impecável do Dr Wilson Campos que é Advogado do MAMBH - Movimento das Associações de Bairro de Belo Horizonte, relatando a situação de total abandono e inversão de valores que impera em nossa tão maltratada Belo Horizonte.

    Vale a reflexão e compartilhamento com demais amigos.


    Desejamos um ótimo dia a todos.


    APIBB - ASSOCIAÇÃO PRÓ-INTERESSES DO BAIRRO BANDEIRANTES

    ResponderExcluir
  6. Dr. WILSON,
    bom dia

    Kalil,precisa com urgencia andar mais por belo horizonte principalmente a noite e verificar,a escuridão,sujeira e desumanidade,principios da campanha dele a prefeitura.
    verifico luzes acesas de dia em avenidas e ruas,predios publicos municipais com luzes acesas durante a noite sem ninguem trabalhando, é o caso da beprem-na rua goitacazes no barro preto esquina com ouro preto.
    sacos de lixo aberto,por moradores de rua,exalando cheiro ruim,e foco de bichos de toda especie,descaso dos catadores de lixo,que jogam o mesmo,mais nas ruas do que no caminhão.A KTM ENGENHARIA,QUE FAZ A COLETA, TEM O CONTROLE DE LIXO EM BH,E FISCAIS DA PREFEITURA DEVERIAM VERIFICAR MAIS O RECOLHIMENTO DO LIXO.
    A CEMIG TEM PROJETO DE ILUMINAÇÃO DO CENTRO DE BH,COM LAMPADAS DE ULTIMA GERAÇÃO,MAS PARECE QUE FICOU SÓ NO PAPEL.AQUI NA REGIÃO DO PRADO A ULTIMA TROCA DE LAMPADAS NAS RUAS FOI NO ANO DE 1999!
    ELEIÇÕES GERAIS CHEGANDO EM OUTUBRO DE 2018,VAMOS VER SE ESSES TRES ITENS MELHORAM E OUTROS MAIS....
    ABRAÇO
    MARCO TULIO M. C., Calafate,BHTE.

    ResponderExcluir
  7. De certo que o prefeito precisa começar a trabalhar sério por BH, o mais rápido possível e de preferência já, pois outras capitais estão largando na frente e melhorando a cidade e as condições de vida dos moradores. Enquanto que aqui... ficam apenas na promessa e na eterna demora do fazer. Mãos à obra senhores. A cidade e o povo não podem mais esperar por cidade limpa, iluminada, com segurança, com estrutura para receber turistas e até mesmo os carnavalescos de temporada. Vamos BH. Parabéns Dr. Wilson Campos pela cidadania e pelo impecável e correto texto. BH agradece. Waldomiro Leão P.M. , Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas