BH ESTÁ SUJA, TRISTE, FEIA E ABANDONADA.

 

Nesse domingo (24), transitei por várias ruas e avenidas da nossa querida cidade. Passei pela avenida Nossa Senhora do Carmo, a certa altura adentrei a avenida do Contorno, percorri várias ruas da Savassi, contornei pelas avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo e fui para a Praça da Liberdade, desci a avenida Bias Fortes, peguei no sentido da Lagoinha, acessei a avenida Antônio Carlos  e segui rumo à Pampulha.

Apenas nesse trajeto, em pouco mais de uma hora registrei, visualmente, toneladas de lixo espalhadas pelas ruas, avenidas e canteiros centrais. Uma sujeira tão grande, que parecia ter passado por ali um tsunami. Um cenário tão deprimente, com fortes sinais de abandono, que dava para sentir no ar o mau cheiro exalado das lixeiras lotadas e dos pequenos lixões formados a céu aberto em plena região Centro-Sul da capital.

A outrora Cidade Jardim, que causava orgulho a todos e recebia elogios nacionais e internacionais, hoje não passa de uma metrópole sem atrativos, sem beleza e totalmente descuidada. 

A bela paisagem deu lugar à sujeira espalhada pelo centro e pelos bairros, numa declarada guerra de pouca ou nenhuma civilidade, de pouca ou nenhuma gestão municipal. BH está suja, triste, feia e abandonada.

Enquanto os problemas se acumulam, as soluções são adiadas. A cidade sofre, e o povo padece. Prefeitura e Câmara Municipal não se entendem, em razão de picuinhas políticas, e a população é forçada a assistir inúmeras sessões com pedidos de impeachment de vereadores, como se apenas isso fosse de interesse da coletividade. Ora, a decência parlamentar é exigível, mas as atribuições devem ser cumpridas, independentemente de imbróglios pessoais ou internos da Casa.

A prefeitura, por sua vez, precisa agir com maior celeridade. Belo Horizonte não pode sucumbir e se tornar uma capital decadente, seja pelo lixo amontoado, árvores suprimidas e não replantadas, mato para todo lado, ruas esburacadas, pichações de imóveis públicos e privados, inundações recorrentes, obras intermináveis ou falta de solução adequada para as milhares de pessoas em situação de rua.

Ouvir as reivindicações dos eleitores e propor e aprovar os pedidos no interesse difuso e coletivo, assim como legislar com responsabilidade e fiscalizar o prefeito e seus secretários, são obrigações mínimas da Câmara Municipal. Administrar a cidade, executar obras, gerenciar os recursos públicos, realizar a limpeza urbana, custear serviços públicos essenciais e cumprir com a gestão eficiente do município são obrigações da prefeitura.

BH está suja, triste, feia e abandonada. O senhor prefeito e os senhores vereadores carecem de entendimento no sentido de que a cidade precisa ser cuidada, o mais rápido possível, do centro aos bairros, de norte a sul e de leste a oeste, sem demora e sem mais desculpas. A gestão pública requer iniciativa, vontade e atitude das autoridades administrativas.

E, em razão de tudo isso e de todas as mazelas urbanas presenciadas, BH está suja, triste, feia e abandonada. Lamentavelmente!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).  

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 28 de setembro de 2023, pág. 19). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.   

 

Comentários

  1. No fim de semana eu observei os montes de lixo pelas ruas de BH parecendo que a coleta de lixo não é feita há vários dias ou semana. O aspecto é horroroso e dá uma angústia muito grande em ver nossa cidade assim tão desleixada e abandonada. Dr. Wilson o senhor tem meu apoio e concordo 100% com o senhor que BH está su,a triste, feia e abandonada. Tristeza!!! At: Gabriela Soaldo.

    ResponderExcluir
  2. Sou leitor do jornal O Tempo e li bem cedo o artigo do Dr. Wilson e o editorial do jornal que gosto muito. Eu também tenho visto uma cidade muito feia e cheia de lixo pra todo lado. O que que está acontecendo com a prefeitura que não cuida disso e resolve os problemas da cidade um por um??? O que está acontecendo com esses vereadores que só brigam e quer aparecer e não faz nada pela população e nem visita os bairros para ver o que acontece??? A cidade jardim hoje é uma caricatura de antes com ruas feias e lixo espalhado e muros e tudo mais pichado , um horror e dá pena ver isso acontecer na nossa capital mineira. Abraços dr. Wilson e pensamos igual porque amamos nossa BH. Abr. Joáres F.A.Leão.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson se o senhor passar pela região da rodoviária, rua Espírito Santo e Bahia, Guajajaras e São Paulo, o senhor vai ver montes e mais monte de lixo nas calçadas e nas ruas. Uma coisa de louco ou de porco porque é muita sujeira e a PBH não faz nada e a Câmara de vereadores não faz nada (todos incompetentes) e o povo sem educação joga mais lixo na rua e os moradores de rua sujo e mal educados e agressivos fazem xixi pelas calçadas e jogam restos de comida nos passeios na rua e nas tampas dos bueiros. A coisa está um horror e mais parece um chiqueiro. Todo mundo que passa reclama mas ninguém prefeito ou vereadores toma providência. Vergonha mesmo. O senhor está super certo e a nossa cidade não merece isso desse prefeito e desses vereadores que só brigam e não fazem nada de bom pela nossa BH. Nada. Abraço cordial doutor Wilson. Sou Cláudio Boaventura (cidadão, comerciante,empresário, morador e contribuinte).

    ResponderExcluir
  4. Clarisse P. de Mendonça30 de setembro de 2023 às 14:22

    A prefeitura precisa dar mais atenção a cidade e cuidar para que o turismo chegue e traga dinheiro e visibilidade. Como sempre diz o Dr Wilson Campos, ele e nós da sociedade ajudamos e pagamos nossos impostos mas a prefeitura precisa mostrar mais serviço. Abraço Dr Wilson. Excelente texto. Aprovado. Clarisse P.M.

    ResponderExcluir
  5. O nosso problema é pagar impostos para ter carro e não ter estradas boas; é pagar IPTU e não ter uma cidade cuidada para morar. A cidade é boa mas os políticos são horríveis. Precisa melhorar muito. A nossa BH está feia e isso já vem de alguns anos, cada vez mais abandonada. Muda isso prefeitura, já... Parabéns Dr Wilson Campos por mais um exemplo de cidadania que nos representa. Valeu muito. Somos BH. Luan M. Cerqueira F.

    ResponderExcluir
  6. Fernando M.B (Júnior)30 de setembro de 2023 às 14:27

    O artigo falou o que eu digo toda semana e também que o caso dos moradores de rua tem de ter uma solução da prefeitura. Ora, bola, já está demais e ninguém aguenta tanta miséria e barracas pela cidade toda. Assim não tem turista que chega pra visitar. A cidade sem cuidado espanta o turismo e a coisa piora. Gostei do artigo e dou meus parabéns ao autor adv dr. Wilson Campos nobre causídico conhecido e competente pelo trabalho em BH e na OAB mineira. Abr. Fernando M.B. (Júnior).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas