EM 2024, UTILIZE-SE DAS DURAS LIÇÕES DE 2023.

 

Dizem que errar é humano, mas dizem também que permanecer no erro é burrice. Se proativa ou não, a frase é uma sábia advertência para aqueles que se acomodam e desprezam a lição diária de vida ou simplesmente deixam de aprender e crescer com seus atos e com os atos das pessoas ao seu redor. 

O ano de 2023 foi de aprendizado de como não votar em pessoas erradas. A propalada histeria de “o amor venceu” não passou de reiterados gestos de ódio, vingança e perseguição. Os contrários sentiram na pele a irreverência dos declarados ganhadores e pagaram caro, ao longo do ano, por equívocos que não cometeram. Os justos pagando pelos erros dos pecadores.

As duras lições de 2023 hão de servir de aprendizado. Os maus momentos não podem se repetir. O sofrimento coletivo de uma maioria consciente e produtiva não se admite de novo na pauta de 2024. A experiência amarga de ver crimes impunes cometidos contra pessoas e instituições não deve mais lobrigar vultos, mas identificar culpados.

Os gritos de protestos da cidadania não podem ser silenciados por censura desta ou daquela autoridade. A liberdade do homem está acima da vontade personalíssima de um terceiro, porquanto está assegurada no artigo 5º da Constituição. E restabeleçam-se a liberdade, a igualdade, a segurança e o direito à vida com dignidade.

Utilize-se das duras lições de 2023, não persevere no erro, corrija o rumo, faça melhor e com qualidade o trabalho de viver em sociedade.

Caminhe em linha reta, ou faça curvas, mas procure ser justo e solidário com aqueles que encontrar pelo caminho. Não retire o direito de quem o possui e não entregue o direito a quem não o mereça. E não seja a palmatória do mundo, posto que em algum momento você terá de enfrentar o espelho.

Em 2024, mire-se no exemplo dos bons. Não fuja dos problemas e muito menos das responsabilidades. Valorize e reconheça o esforço das pessoas. Não se ache o santo ou o predestinado. Aja com justiça e faça do seu equilíbrio uma arma para combater a insensatez, a irreflexão, a irresponsabilidade, o desvario e a incúria. Coloque-se entre os que souberam retomar os valores morais.

No Brasil, faltam soluções urgentíssimas para a pobreza crônica de uma população cada vez mais carente. Falta crescimento real da economia. Falta ensino público de qualidade. Faltam políticas públicas eficazes e entrega de serviços essenciais. Faltam humanidade, honestidade e hombridade na política. Faltam líderes exemplares ou que sejam dignos de menção.

Serão mais 12 meses até voltarmos ao assunto de mais um fim de ano. Daí não ser minimamente conveniente à omissão e à covardia na defesa dos direitos e das garantias fundamentais. Diga não à censura, ao cabresto e à opressão. Enfrenta de cabeça erguida os maus, os levianos, os ímprobos e os ditadores. Não fuja do bom combate e não fique de cócoras com o queixo nos joelhos. 

Se há algo que não pode lhe faltar, é coragem. 

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 4 de janeiro de 2024, pág. 19). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.      

 

Comentários

  1. Meu caro dr. Wilson eu li seu artigo no jortnal O Tempo e enviei para nossos grupos de amigos e empresários do ramo. Todos elogiaram a postura equilibrada do senhor e sua eloquência bem pontuada. Por isso nossos parabéns. Vamos fazer por nosso esforço um país melhor e sem essa política pequena. abrs. Evaristo Diniz

    ResponderExcluir
  2. Délia Justino S. C. Frade11 de janeiro de 2024 às 14:23

    O som do meu celular apitou e vi que era seu artigo e é sempre um prazer ler seus textos doutor Wilson Campos. A abordagem me lembrou uma aula que dei há uns 15 anos e na universidade os alunos da esquerda torceram o nariz. Lembra, 2008? O que entendi foi que os alunos são esquerdistas por serem, mas não sabem debater e muito menos argumentar. Fiquei decepcionada com o "saber" daqueles alunos que protestaram e não souberam debater o assunto colocado. Isso continua até hoje. Triste. Mas doutor Wilson parabéns mais uma vez pelos belos artigos com máxima cidadania. Délia J. Frade.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou dizer mais o que? Concordo com 100% do que foi escrito no texto e ponto final. Verdades são verdades e Precisam ser ditas sempre. O Brasil é muito grande e esse povo da esquerda não sabe como fazer, mas nós sabemos e sabemos administrar nossos negócios e nossas vidas sem depender de governo a, b ou c. Viva quem produz e paga impostos e geral emprego e renda. O Brasil merece coisa melhor e vai ter pelas mãos nossas de quem trabalha dr. Wilson. Abração. Pedro Dantas.

    ResponderExcluir
  4. Permita-me caro causídico dr. Wilson Campos destacar do seu artigo: "Diga não à censura, ao cabresto e à opressão. Enfrenta de cabeça erguida os maus, os levianos, os ímprobos e os ditadores. Não fuja do bom combate e não fique de cócoras com o queixo nos joelhos". Essas palavras do seu artigo dizem tudo que nosso querido Brasil mais precisa. Att: Marcela P. Paschoal.

    ResponderExcluir
  5. Franklin J. D. Mattos15 de janeiro de 2024 às 16:38

    O Brasil tem milhares de problemas e não pode perder tempo com picuinhas política como vem acontecendo. O sinal está vermelho há mais de um ano e será que só o povo está vendo isso? A CF tem de ser respeitada por todos eu disse por todos sem diferença deste ou daquele. Dr. Wilson parabéns pelo seu equilíbrio sempre notável. abraço do Franklin J.D. Mattos

    ResponderExcluir
  6. Com certeza que errar é humano mas o brasileiro erra muito na hora de votar e isso já passa ser burrice da grande, Pelo amor de Deus como erra o eleitor brasileiro. Será que não pensa no país, na família, na justiça, na liberdade??? Será que na hora de votar o sujeito fica embotado??? Isso pra mim é burrice e maldade de proposito. Dr. Wilson seus artigos me enchem de satisfação porque são a verdade que precisa ser dita aos 4 cantos do país. Marta A. V. Santelmo.

    ResponderExcluir
  7. Parodiando o outro comentários do blog eu peço venia para destacar a seguinte parte do artigo nota 10 do mestre Wilson Campos advogado. ...(No Brasil, faltam soluções urgentíssimas para a pobreza crônica de uma população cada vez mais carente. Falta crescimento real da economia. Falta ensino público de qualidade. Faltam políticas públicas eficazes e entrega de serviços essenciais. Faltam humanidade, honestidade e hombridade na política. Faltam líderes exemplares ou que sejam dignos de menção. ... agradeço pelo texto e pela lição que aprendo a cada leitura do seu blog sempre correto e leal ao leitor. Abrs. Mateus Cardoso.

    ResponderExcluir
  8. Só posso fazer o que sei fazer quando leio neste espaço - dar parabéns pelo excelente artigo. PARABÉNS!!! Luciano Rigueira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas