O ELEITOR PRECISA SER PROFICIENTE NAS ELEIÇÕES.
A Constituição da República de 1988 outorgou aos municípios um grau de autonomia inédito, assegurando-lhes o exercício de competências próprias dos Estados-membros, como a edição e execução de leis, instituição e cobrança de impostos e, acima de tudo, o poder de autoconstituição, consagrado na prerrogativa de elaboração e aprovação, sem intervenção da União ou dos Estados, da Lei Orgânica.
Daí a necessidade da escolha correta pelo eleitor do melhor candidato nas eleições municipais, seja para prefeito ou vereador, que contribua para a inclusão de instrumentos que priorizem a iniciativa popular, de forma que o cidadão se sinta inserido na discussão de uma cidade melhor para viver.
A partir da manifestação nas urnas de forma proficiente pelo eleitor, cada município deve procurar soluções para seus problemas, embora muitas ações ainda sejam centralizadas nos governos estaduais e federais. Os programas que são repassados aos municípios, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança, sem dúvida ajudam de alguma maneira, mas não resolvem todas as necessidades nem sanam as múltiplas dificuldades.
As eleições municipais de 2024 estão chegando, e isso deve tornar o cidadão mais crítico, exigente e participativo da vida social. Esse comportamento deveria perdurar para além das eleições, com cobrança e fiscalização do mandato do político escolhido. Ora, o voto representa a conquista de um espaço de prática coletiva da democracia, e em cada nova eleição os valores individuais se multiplicam, revelando uma sociedade testemunha da existência ou não do Estado democrático de direito.
O eleitor não pode votar e depois esquecer e pouco se importar com os compromissos assumidos pelo seu candidato. Não pode ser assim. O exercício da democracia requer cidadãos que se mostrem mais presentes e mais interessados nas questões da cidade, o que pode ser demonstrado pela proximidade com os gestores públicos do Executivo e com os representantes do Legislativo, possibilitando a participação direta da população na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. O eleitor precisa assumir seu papel na sociedade e reivindicar uma cidade melhor para todos.
É no município que as coisas acontecem. É no município que são aplicadas as políticas públicas que mais influenciam a vida da coletividade. Se um bairro ou uma rua precisa de melhoria, se a saúde e a educação não estão funcionando adequadamente, se a segurança não é suficiente para a proteção da sociedade cidadã ou se as pessoas não têm oportunidades de trabalho e renda, tudo isso deve ser inicialmente cobrado no âmbito do próprio município.
A qualidade de vida, embora seja um tema recorrente nos discursos dos candidatos, dificilmente se concretiza em prol de todos, mesmo porque as promessas caminham no sentido contrário das realizações. Portanto, a responsabilidade nessa hora é do eleitor, e cabe-lhe escolher com proficiência e consciência aquele que vai representá-lo no Executivo e no Legislativo municipal.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 26 de setembro de 2024, pág. 25. Coluna de Wilson Campos).
Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.
Antes de votar eu sempre olho a ficha do candidato e se é ficha suja eu já abandono e passo por próximo que mais me agrada. Não voto em candidato ficha suja de jeito nenhum e não voto naquele que dizem (rouba mas faz). Não voto de jeito nenhum . E pra prefeito faço questão de ver o partido e quem está apoiando o candidato e se for da esquerda eu passo longe. Não aguento mais a esquerda nem de ouvir falar. Meu voto será proficiente e consciente dr. Wilson Campos advogado, pode crer nisso. Gratidão pelo artigo e pelos outros sempre de máxima importância para todos nós mineiros e brasileiros. Abrs.
ResponderExcluirNa minha família tem dois candidato a vereador na grande BH e nós já avisamos que se fizer coisa errada depois de eleito não terá mais voto nem amizade da família. Nós vamos cobrar e vigiar porque sabemos que se eles forem eleitos eles serão procurados para fazer isso e aquilo e essa e aquela aliança política e isso pode levar ao descrédito pessoal e atingir a família nossa. Votamos com consciência mesmo dr. Wilson e parabéns pelo textos ótimos. Att: Lourdes M.S. de Camargo.
ResponderExcluirEu gostei do artigo e vou compartilhar e muitos amigos de grupos votam por votar e depois sai pra algum lugar e comemorar o voto mas sem saber certo em quem votou e quem é o sujeito na vida real. Por isso que o Brasil é isso aí de bagunça pra todo lado e nada melhora. Eu vou pesquisar e prometo que vou votar só em gente decente e ficha limpa. Certo dr. Wilson e obrigado. Davidson Silva.
ResponderExcluirA turma da esquerda está apavorada com o avanço da direita em BH e a preferência do eleitor pela direita e pelos programas da direita. Vai dar direita aqui e estamos convictos disso e BH será melhor conduzida porque a cidade está suja e feia de norte a sul e de leste a oeste e até o centro está de dar medo. Muda BH. O eleitor consciente e proficiente é o eleitor que vota em gente séria e honesta. Dr. Wilson gratidão deste casal que lê seus artigos no jornal O Tempo. Arnaldo e Nalva Champés (BH/Brasil).
ResponderExcluirComo empresário eu já decidi há muito tempo o meu voto e sei que é um voto certo na pessoa certa. BH precisa de novos rumos e de um novo gestor e de novos vereadores. Não dá mais para ficar repetindo e caindo no mesmo erro. Tem de mudar as pessoas e fiscalizar e denunciar os erros porque esse é o papel do eleitor cidadão e da eleitora cidadã. Sou conservador e estou ficando cada vez mais convencido de que ser conservador é o certo e estou satisfeito e meus amigos estão na mesma caminhada. Dr. Wilson advogado muito bom seu texto e continue assim na sua coluna muito lida do jornal. Sou att: Tiago Barros.
ResponderExcluir