O ESTADO DE DIREITO ANTE A DISSENSÃO E A ANOMIA.

 

O sistema é bruto. Quando há conchavos entre os poderes, a soberania popular corre riscos. O aparelhamento do Estado joga por terra os valores da cidadania, os direitos individuais e a dignidade da pessoa. O Estado se torna opressor, absolutista, escravizador. E por mais que o povo peça socorro, mostre o caminho certo ou se revolte pela força da opinião, o Estado faz ouvidos moucos, a imprensa se cala, e os políticos do balcão de negócios se mantêm na sombra.

O Brasil padece de um estado de anomia. A ausência de regras e normas leva às conspirações e às mentiras. A bússola do espectro político tem forte apelo em que o dinheiro fala mais alto que a moral. A dissensão já ultrapassa o limite da própria intolerância entre uns e outros pertencentes ao caldeirão da politicagem. E a grande mídia se faz de cega.  

A anomia no Brasil é ampla, geral e irrestrita. A esculhambação é geral. O povo ordeiro e trabalhador é obrigado a ficar calado e a respeitar todas as leis, enquanto os criminosos vão para as redes sociais mostrar suas armas potentes e banalizam a violência e matam pessoas por qualquer motivo ou até mesmo por um celular. As polícias reclamam que estão enxugando gelo.  

Atualmente, impera no país o estado social da beligerância. O mau exemplo vem de cima. Os indivíduos não estão nem aí para o controle social que rege a sociedade. A liberdade passou a ser unicamente sinônimo de libertinagem. As penitenciárias de “segurança máxima” dão vexame e se revelam de segurança mínima, de onde fogem presos que não são recapturados.

O governo federal não gera confiança, e sua péssima avaliação é uma nota vermelha de advertência pelos maus resultados. Os programas sociais derretem, os preços dos alimentos disparam, e as promessas de campanha rendem críticas e gozações na internet. O dinheiro gasto com o “centrão” nunca é suficiente, e os gananciosos querem roer até o osso. Querem mais, sempre mais. A conta não fecha, e a solução encontrada pelo desgoverno é aumentar impostos e esfolar o contribuinte.

A partir do momento em que a Constituição da República passou a ser desobedecida por uns e a merecer interpretação rasa de outros, criou-se uma cultura de impunidade, de perniciosidade e de extrema bagunça. O livro constitucional, que era o caminho e a luz para todos, hoje não passa de 250 artigos desconhecidos por muitos, manipulados por poucos e ignorados por quem os deveria proteger. 

Causa-me particular preocupação o rumo que o Brasil está tomando. O comportamento antissocial e a pequenez da solidariedade são realidades diárias, gritantes e causadoras de mal-estar social. A incerteza gera o desconforto, notadamente quando se vê a degradação humana pelo viés torto da quebra de normas e de valores tradicionais.

Lamentavelmente, não há mais boa-fé como antes, nem entre as pessoas, nem entre as instituições. O Estado de direito resta apenas figurativo ante a dissensão e a anomia.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 28 de maço de 2024, pág. 23.). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Margareth M.S.Aguiar1 de abril de 2024 às 10:24

    A soberania popular no Brasil já era doutor Wilson, como o senhor mesmo disse, porque os conchavos entre os 3 poderes é vergonhoso e canalha ao mesmo tempo. A ditadura da esquerda está no poder por 4 anos e só Deus sabe o que vai acontecer até 2026 no Brasil. Deus nos ajude e nos livre dessa esquerda maldita. Amém! Abraços doutor Wilson e gratidão sempre. Margareth Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Estevão J. D. Ferreira1 de abril de 2024 às 10:27

    Eu peço licença para destacar um trecho do artigo que me representa e é o que eu queria falar: (O governo federal não gera confiança, e sua péssima avaliação é uma nota vermelha de advertência pelos maus resultados. Os programas sociais derretem, os preços dos alimentos disparam, e as promessas de campanha rendem críticas e gozações na internet. O dinheiro gasto com o “centrão” nunca é suficiente, e os gananciosos querem roer até o osso. Querem mais, sempre mais. A conta não fecha, e a solução encontrada pelo desgoverno é aumentar impostos e esfolar o contribuinte). - Obrigado meu caro Dr. Wilson Campos, advogado, pelos artigos exemplares e de brasileirismo que o senhor escreve tão bem. Abraço. Estevão Juarez D. Ferreira .

    ResponderExcluir
  3. Francisco J. S.P. Leite1 de abril de 2024 às 10:31

    Excelente artigo. Nada a acrescentar. Eu li no jornal O TEMPO de 28/3 e fiquei 100% de acordo e peno do mesmo jeito. O Brasil está tomando um rumo muito perigoso e que vai atrasas 100 anos nas nossas vidas. A esquerda é um atraso no mundo inteiro. Parabéns dr. Wilson Campos por mais um artigo exemplar. At: Francisco JSP Leite.

    ResponderExcluir
  4. A culpa de tudo isso aí de errado que acontece no Brasil é do povo que votou nessa cambada de comunistas da esquerda. Essa gente esquerda não gosta de trabalhar não gosta de nada certo e só gosta de bagunça e vida fácil. Trabalhar nem pensar. Esse povo esquerda defende bagunça e baderna e drogas e aborto e só coisa ruim pras famílias brasileira. Dr. Wilson eu sou seu leitor do senhor e sempre concordo com o senhor em tudo. Parabéns - Pedro Vigotto.

    ResponderExcluir
  5. Jorge L. Silva Dias9 de abril de 2024 às 10:17

    Em um país onde a Constituição Federal é desrespeitada todo dia não pode haver harmonia. A esculhambação é geral mesmo porque ninguém respeita ninguém e as autoridades não dão bons exemplos. Tudo gira em torno do exemplo do governo e o atual governo é só mau exemplo de perseguição, de falatório, de mentiras e nada de positivo. O Brasil precisa de homens públicos que sirvam de exemplo para a sociedade (para jovens, adultos, idosos, todos brasileiros). Dr.Wilson Campos advogado parabéns pelo texto e leio sempre no nosso querido jornal O Tempo. At: Jorge L.Silva Dias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas