O GOLPE DOS COVARDES CONTRA A TERCEIRA IDADE.


Quando as leis são brandas, os criminosos se assanham e distribuem maldade e covardia até contra os idosos, e,  quando a impunidade é vista como um prêmio, a criatividade dos bandidos não tem limite, uma vez que a horda dos canalhas prolifera, enquanto o lenitivo legal serve apenas para alimentar a fome das hienas, dos sanguessugas e dos golpistas covardes de plantão.

Não é possível ter tolerância com a criminalidade atual e muito menos com quem rouba descaradamente dos idosos, justamente aqueles que ganham pouco ou quase nada, que têm uma renda miserável para alimento e remédios, que sobrevivem com dificuldades de toda natureza e ainda são alvo de desassossego, de desrespeito e de assédio moral em razão das malandragens impunes da bandidagem e da incompetência e do descaso do poder público.  

O Executivo, o Legislativo e o Judiciário não podem se omitir nem permitir que os idosos sofram com fraudes bancárias e crimes cibernéticos, que transformam em pesadelo o que ainda lhes resta de vida. Ora, enquanto os marginais estão se especializando em destruir vidas, as autoridades constituídas se negam a enxergar as mazelas impingidas aos cidadãos humildes da chamada "terceira idade".

Aposentados e pensionistas do INSS padecem nas filas e nos caixas eletrônicos e ainda são submetidos à dor e ao constrangimento de serem vilipendiados, covardemente, seja por fraude e clonagem de cartão ou pela saidinha de banco. Mais que isso, as suspeitíssimas ligações telefônicas com promessas de melhoria de benefício social, com sugestões de empréstimo direto e com oferta de dinheiro extra são, via de regra, práticas de estelionato, porquanto dirigidas a pessoas fragilizadas e idosas. As recorrentes propostas financeiras são escandalosas, e os problemas com os descontos indevidos no crédito consignado são frequentes.

Fazem-se necessárias, de um lado, a punição severa dos golpistas e, de outro, maior rigidez nos critérios adotados por parte do INSS e dos bancos quanto aos dados cadastrais das pessoas, e urgente atualização da legislação penal, de forma que não valha a pena cometer crimes, ao contrário do que ocorre hoje. Não dá mais para suportar os golpes que têm como iscas os idosos, que são ludibriados até por fantasiosos precatórios e ações atípicas e ilegítimas.

Portanto, a recomendação é no sentido de que os aposentados e pensionistas fiquem atentos, não forneçam dados pessoais a desconhecidos e acionem os bancos se observarem algum débito irregular na conta bancária e peçam ressarcimento. Façam um boletim de ocorrência, entrem em contato com o INSS, denunciem por representação ao Ministério Público e ofereçam ação judicial com pedido de indenização por dano moral e material. Justiça!

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG). 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 17 de outubro de 2019, pág. 22).

 

Comentários

  1. Aloísio N. M. O. Fonseca18 de outubro de 2019 às 11:33

    Obrigado Dr. Wilson Campos por este artigo espetacular e que serve de aviso geral porque os idosos estão sendo massacrados com descontos desses empréstimos que nem são pedidos, mas que surgem e a pessoa gasta sem saber o que está fazendo. O roubo de cartão e a tal de clonagem não dão sossego. Depois dos 70 piora ainda mais e depois dos 80 nem se fala no tanto de dor de cabeça com banco e com o inss. Obrigado pelo esclarecimento e sucesso ao senhor. BHTE. Aloísio N.M.O. Fonseca.

    ResponderExcluir
  2. Maristella D.S. Silva18 de outubro de 2019 às 11:38

    Eu lí ontem no jornal e sempre leio os seus artigos no seu blog e esse assunto foi certeiro no que a gente queria reclamar. Valeu Dr. Wilson por mais essa ajuda e aula de cidadania como o senhor sempre faz. Obrigada mesmo e continui assim ajudando as pessoas e esclarecendo a todos sobre direito, obrigação e como viver em sociedade e participando das coisas da vida, da cidade, do dia a dia. Enfim obrigada de coração. Abração. Maristella D.S. Silva. (de Minas para o mundo).

    ResponderExcluir
  3. OPORTUNO E VALIOSO ARTIGO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas