DEUS ACIMA DE TUDO E DE TODOS.


Hoje eu acordei com meu espírito de cidadania mais elevado e, por isso e diante disso, confesso que sou cristão, graças a Deus, pois somente Ele está acima de tudo e de todos. Aliás, perdoem-me os céticos e os incrédulos, mas Deus é o único capaz de dar esperanças e apresentar soluções, porque o homem, esse ser racional e risível, não consegue manter a paz entre as nações, quiçá eliminar um vírus, que a todos amedronta e coloca em pânico.  

O homem, esse simples mortal, jamais poderia arquitetar o universo ou criar o céu e a terra. O livro sagrado e pelo homem estudado, traz muito além das lições do querer e poder, pois ensina como alcançar e merecer. Daí muitas pessoas se queixarem de já começar o dia cansadas, deprimidas, como se o sono da noite não fosse capaz de restaurar as energias. Se isso ocorre com você, saiba entender que, muitas vezes, começamos o dia imaginando que as angústias de ontem vão se prolongar por muitos dias, ampliando o sofrimento e fazendo doer o coração.

Ao acordar, pense assim: “hoje será um dia de vitórias, porque o meu Deus é maior do que todos os meus problemas”. O pessimismo deve ser varrido da sua mente e no seu lugar devem ser colocadas a coragem e a serenidade. É preciso, então, deixar os fardos no passado, de maneira que a tristeza não se repita todos os dias, inexoravelmente, fazendo-se necessário, para que isso se concretize, adotar medidas de encorajamento e confiança.

Para combater a doença, o vírus contagioso, o pânico e os dias sombrios, arme-se de bondade, compaixão e solidariedade, e confia em Deus. “Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança” (Salmo 26,3).  

Não desanime nem se entregue aos primeiros sinais de qualquer mal. Mesmo com o corpo doente, são muitos os que lutam valentemente pela vida. Seja mais um que abandona a hipocrisia e reza com fervor. Seja aquele que não se envergonha de dizer que tem fé em Deus, pois Ele renova suas forças para lutar e vencer. Não permita que o sofrimento, a doença, o vírus, transformem-no em um ser insignificante, incapaz de lutar por si e por sua família, e tornem você uma pessoa pior.

Os desafios estão aí e você se sente despreparado, assim como estão os governantes mundiais, perplexos com a disseminação rápida do coronavírus. Mas lembre-se que a agitação não é sinônimo de problema resolvido. Ao contrário, o desassossego dá lugar à irritação e nessa hora é preciso mudar de rumo e admitir que um homem confiante, que sabe depositar suas esperanças em Deus, é, sem dúvida, mais resistente aos embates da vida. “Aquietai-vos e reconhecei que Eu sou Deus; que domino sobre as nações e sobre toda a terra” (Salmo 15, 11).   

Aprendi, aos trancos e barrancos, que ser cristão não é garantia de não sofrer. O sofrimento faz parte do caminho de aprendizado e crescimento de nossa vida humana. O cristão sofre tanto quanto os que não têm fé, com a diferença de que o cristão recorre a Deus, ao Livro Sagrado, às súplicas e às orações, com seu pensamento voltado para o bem de todos, da coletividade, e nunca pensando unicamente em si. Ser cristão é ser simples, rogar e contar com a ajuda do Senhor Deus, para que todos sejam conduzidos ao caminho da vitória.

Não pense que os dias ruins não vão passar. Os planos de Deus para sua vida permanecem mesmo nos dias difíceis. Se você não está vivendo dias de colheita, então faça desse tempo um período de plantio; semeie amor, amizade, solidariedade e perdão, pois diz o Senhor que “aqueles que semeiam entre lágrimas, ceifarão com alegria”. Portanto, não permita que palavras de incredulidade sejam o seu alimento em tempos de penúria. Tenha força de vontade, acrescente fé e acredite em dias melhores, porque eles virão, pois Deus é um ser edificante e seu poder é maior que todo poder de injustiça que há no mundo, e Ele está acima de tudo e de todos.

A pandemia de coronavírus nos apresenta dias de muitas dificuldades, dor, tristeza e angústia, que precisamos superar e esquecer, mas a lição deve ser aprendida por todas as populações do mundo. Algumas pessoas terminam os dias mergulhadas em lágrimas, bebida, drogas, xingamentos e lamentações. Outras fazem o mea culpa e procuram melhorar o seu comportamento social, ajudando o próximo e sendo mais humanas. Quais pessoas estão certas, as primeiras ou as últimas?

Dessa forma, em tempos de coronavírus e de milhões de mensagens via WhatsApp, você prefere receber posts de ódio, rancor e ideológicos ou de paz, amor e serenidade? Reflita sobre isso e seja mais razoável, humano, forte e solidário com todos, independentemente se você é cristão ou não. Sejamos, pois, gratos pela vida, pela família, pela bênção e pela condição de poder melhorar, sempre, uma vez que acima de tudo e de todos está Ele - Deus, fiel e poderoso.

Ainda em relação aos dias angustiantes atuais, vejamos a mensagem final:

“A pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre” (Cor 4, 17-18).

Dias melhores virão!

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG).




                  

Comentários

  1. As pessoas estão precisando mais de DEUS, Dr. Wilson. Tanta coisa errada na televisão, nas ruas, na política e em todos os lugares - no Brasil e no mundo todo. As pessoas precisam rezar mais, confiar mais, ajudar mais, colaborar mais. Só assim o mundo melhora e as pessoas também, sem esse egoismo besta em torno do dinheiro, da riqueza e de outros valores que nada valem quando se dá de frente com uma doença como essa do coronavírus. Aí todos ficam iguais, indefesos. Em resumo, gostei demais do artigo e do incentivo aos incrédulos como o senhor disse. O seu blog é muito bom e já sou leitora assídua e muitos amigos que conheço também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas